Ensino do conceito de volume no ensino fundamental : análise de propostas contidas em pesquisas realizadas na perspectiva histórico-cultural

Soares, David Rodrigues (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um levantamento de pesquisas que abordam sobre Volume e a Teoria Histórico-Cultural e investiga propostas para o ensino do conceito deste no ensino fundamental, baseando nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, de Vigotski, a Teoria da Atividade de Leontiev e a Atividade Orientadora de Ensino, de Moura. Aborda brevemente o movimento lógico-histórico do conceito de Volume, para compreender como que esse conceito se desenvolveu, identificando que não foi de maneira instantânea e sim gradativamente, como as unidades de medidas dos objetos, com o objetivo de atender uma necessidade humana. A pesquisa elenca quatro trabalhos que apresentam elementos da Teoria Histórico-Cultural, falando sobre o conceito de volume na Educação Básica e faz uma análise dos dados. Utiliza a pesquisa documental como proposta metodológica para analisar dissertações e artigos. Faz uma descrição resumida dos trabalhos, elaborando quadros com o resumo de algumas tarefas envolvendo volume que foram encontradas. Após a análise, conclui-se que, embora alguns trabalhos utilizem caminhos diferentes dentro do âmbito da Teoria Histórico-Cultural, buscam realizar tarefas para propiciar ao aluno se aproximar ou se apropriar do conceito de Volume a partir de Situações Desencadeadoras de Aprendizagens.

ABSTRACT: This course conclusion work (TCC) presents a survey of research that deals with Volume and the Historical-Cultural Theory and investigates proposals for teaching the concept of it in elementary school, based on the assumptions of Vygotsky's Historical-Cultural Theory, Leontiev's Activity Theory and Moura's Teaching Guiding Activity. It briefly addresses the logical-historical movement of the concept of Volume, to understand how this concept developed, identifying that it wasn’t developed in an instantly way, but gradually, like the units of measurement of objects, in order to meet a human need. The research lists four works that present elements of the Historical-Cultural Theory, talking about the concept of volume in Basic Education and makes an analysis of the data. It uses documentary research as a methodological proposal to analyze dissertations and articles. It makes a brief description of the works, elaborating tables with the summary of some tasks involving volume that were found. After the analysis, it is concluded that, although some works use different paths within the scope of the Historical-Cultural Theory, they seek to carry out tasks to allow the student to approach or appropriate the concept of Volume from Learning Triggering Situations.


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