Cenários para Investigação numa turma da EJA : Significados atribuídos ao conceito de proporcionalidade

Almeida, João Victor Gueis de (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Esta pesquisa, vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) Vitória, tem como objetivo investigar uma proposta metodológica de ensino do conceito de Proporcionalidade à luz dos Cenários para Investigação de Skovsmose. Ao longo do trabalho buscamos alcançar este objetivo, por meio de uma pesquisa qualitativa com características de Estudo de Caso. Elaboramos e aplicamos tarefas numa turma de 8ª série noturna da EJA, numa escola pública do município de Vila Velha. Como resultado desta intervenção, por meio dos relatos dos alunos, trazemos que as tarefas desenvolvidas propiciaram a esses alunos a constatação do conceito de Proporcionalidade em seus cotidianos. Inferimos assim, que o conceito de Proporcionalidade e a forma como foi abordado constituiu-se em ferramenta para o exercício da cidadania dos alunos participantes.


Colecciones: