Alfabetização científica no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental : (des) construindo práticas pedagógicas
Dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa investigou algumas práticas pedagógicas que possibilitem a alfabetização científica e o desenvolvimento pleno do educando, a partir do primeiro ano do ensino fundamental, à luz dos pressupostos pedagógicos da abordagem histórico-crítica, proposta por Dermeval Saviani. Tal interesse investigativo surge mediante a constituição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e a busca pela alfabetização/educação plena dos educandos, na perspectiva da complexidade e da trans e interdisciplinaridade destacadas por Edgar Morin. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, valendo-se da modalidade de pesquisa-ação, congregando a observação, a participação, a intervenção e a reflexão, de forma colaborativa, para compreender as práticas pedagógicas, construídas e desconstruídas durante o processo, bem como a própria realidade na qual elas se realizam. Esta investigação ocorreu, concomitantemente, em duas turmas de primeiro ano de uma escola da Rede Municipal de Cariacica/ES, entre os meses de maio e setembro de 2014, envolvendo 53 alunos, entre seis e sete anos, duas professoras alfabetizadoras, a pedagoga do turno e o próprio pesquisador. Os dados foram construídos/coletados através de observações in loco, registros em diários de campo, vídeo-gravações, entrevistas semiestruturadas, além de atividades realizadas pelos alunos, e analisados a partir do método hermenêutico-dialético de Maria Cecilia de Souza Minayo. O trabalho pedagógico construído e analisado, tendo como tema “Vida”, constituiu-se a partir do terrário, como artefato pedagógico e experimento coletivo, a fim de proporcionar a alfabetização científica dos educandos — como a capacidade de ler e compreender a linguagem na qual o mundo está escrito e, por meio dessa leitura, ser capaz de se posicionar perante a realidade e transformá-la para melhor, como concebe Attico Chassot — e a alfabetização e o letramento linguístico — como processo de desenvolvimento das capacidades de codificação e decodificação dos signos alfabéticos, bem como dos usos sociais desses signos nas práticas cotidianas, conforme explica Magda Becker Soares. Ao final, ainda que maneira (in)conclusiva, aponta-se para a possibilidade de diálogo e cooperação entre práticas de alfabetização científica e linguística, na perspectiva em que se verifica suas potencialidades, se atentam-se à interconexão dos saberes, à dialogicidade, à curiosidade, à experiência investigativa, à consideração dos saberes espontâneos e à formação abrangente e complexa dos educandos. Por fim, por meio dos livros intitulados Vivendo e aprendendo, busca-se contribuir com reflexões e práticas que efetivem uma alfabetização plena, atenta as necessidades do mundo contemporâneo e a emancipação do sujeito.
ABSTRACT: This research aims to investigate some pedagogical practices that enable the scientific literacy and the full development of the students from the first year of elementary school, in light of pedagogical assumptions of historical-critical approach, proposed by Dermeval Saviani. This investigative interest arises by the formation of the National Pact for Literacy in the Age One (Pnaic) and the quest for literacy/education full of students, in view of the complexity and inter and transdisciplinary highlighted by Edgar Morin. It is therefore a qualitative study, making use of action research mode, bringing the observation, participation, intervention and reflection, collaboratively, to understand the pedagogical practices, constructed and deconstructed during the process and the reality in which they are immersed. This research took place concurrently in two classes of first year of a school of the municipal Cariacica/Espírito Santo/Brazil, between the months of May and September the 2014, involving 53 students, between six and seven years, two literacy teachers, the pedagogue of turn and the researcher. Data were constructed through observations the records of in loco in field diaries, video-recordings, semi-structured interviews, as well as activities carried out by the students, and analyzed based on the hermeneutic-dialectic method of Maria Cecilia de Souza Minayo. The built and analyzed pedagogical work, based on the theme "Life", constituted from the terrarium as a pedagogical artefact and collective experiment in order to provide the scientific literacy of students - such as the ability to read and understand the language in which the world is written and, through this reading, be able to stand before the reality and transform it for the better, as conceived Attico Chassot — and linguistic literacy — as development process of encoding and decoding capabilities of alphabetic signs, as well as social uses of these signs in daily practices, explains Magda Becker Soares. In the end, though way (in)conclusive, points to the possibility of dialogue and cooperation between scientific and linguistic literacy practices with a view where there is its potential, if heed to the interconnection of knowledge, the dialogical, curiosity, investigative experience, the consideration of spontaneous knowledge and comprehensive and complex training of students. Finally, through the book entitled Living and learning (Vivendo e aprendendo), we seek to contribute to reflections and practices that enforce a full literacy, given the needs of the contemporary world and the emancipation of the subject.
Redes Sociais