Show simple item record

Alfabetização científica: análise da utilização da metodologia investigativa no ensino de Ciências para o 5º ano do Ensino Fundamental

dc.contributor.advisorCaldas, Marcos Paulo Kohler
dc.contributor.authorMoreira, Jaqueline Aparecida
dc.date.accessioned2022-07-07T14:02:39Z
dc.date.available2022-07-07T14:02:39Z
dc.date.issued2021-12-22
dc.identifier.citationMOREIRA, Jaqueline Aparecida. Alfabetização Científica: análise da utilização da metodologia investigativa no ensino de ciências para o 5º ano do ensino fundamental. 2021. 71 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Serra, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2089
dc.description.abstractRESUMO Este estudo objetiva, através de revisão bibliográfica, investigar se a utilização do ensino por investigação em Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental contribui para construção da Alfabetização Científica. As análises das obras dos teóricos apontam que o ensino de Ciências precisa usar metodologias diferenciadas, pois o ensino tradicional memorístico não contribui positivamente para a construção de conhecimento significativo para os estudantes. Com base nos preceitos teóricos visitados existe a necessidade de que o ensino de Ciências seja realizado para possibilitar que o estudante entenda os conceitos científicos, estruture-os e construa suas concepções. Essas descobertas científicas permitem que o aluno valorize a ciência e participe ativamente das decisões que dizem respeito a sua vida. Esta é exatamente a conceituação de Alfabetização Científica. Verificou-se que a metodologia do ensino por investigação desperta a curiosidade e o interesse nas aulas de Ciências, possibilitando que o aluno compreenda o fazer científico, faça a elaboração do conhecimento científico e por conseguinte desenvolva a alfabetização científica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study aims, through a literature review, to investigate whether the use of teaching by investigation in Science in the early grades of Elementary School contributes to the construction of Scientific Literacy. The analyzes of the theorists' works indicate that the teaching of Science needs to make use of different methodologies, as traditional memorial teaching does not contribute positively to the construction of significant knowledge for students. Based on the theoretical precepts visited, there is a need for the teaching of Science to be carried out in such a way as to enable the student to understand scientific concepts, structure them and build their conceptions. These scientific discoveries allow students to value science and actively participate in decisions concerning their lives. And that is exactly the concept of Scientific Literacy. It was found that the methodology of teaching by investigation arouses curiosity and interest in Science classes, enabling the student to understand scientific practice, elaborate scientific knowledge and, therefore, develop scientific literacy. Keywords: Scientific literacy. Science teaching. Teaching by investigation.pt_BR
dc.format.extent71 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleAlfabetização científica: análise da utilização da metodologia investigativa no ensino de Ciências para o 5º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6499650719150590pt_BR
ifes.course.underposgraduatePós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas
dc.contributor.memberMoraes, Cláudia Ribeiro de
dc.contributor.memberAzeredo, Giovani Freire
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5942803204713293pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0401735286340193pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7525-0982pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3921-6282pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5468-299Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record