Alfabetização científica: análise da utilização da metodologia investigativa no ensino de Ciências para o 5º ano do Ensino Fundamental

Moreira, Jaqueline Aparecida (2021-12-22)

tcc

RESUMO Este estudo objetiva, através de revisão bibliográfica, investigar se a utilização do ensino por investigação em Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental contribui para construção da Alfabetização Científica. As análises das obras dos teóricos apontam que o ensino de Ciências precisa usar metodologias diferenciadas, pois o ensino tradicional memorístico não contribui positivamente para a construção de conhecimento significativo para os estudantes. Com base nos preceitos teóricos visitados existe a necessidade de que o ensino de Ciências seja realizado para possibilitar que o estudante entenda os conceitos científicos, estruture-os e construa suas concepções. Essas descobertas científicas permitem que o aluno valorize a ciência e participe ativamente das decisões que dizem respeito a sua vida. Esta é exatamente a conceituação de Alfabetização Científica. Verificou-se que a metodologia do ensino por investigação desperta a curiosidade e o interesse nas aulas de Ciências, possibilitando que o aluno compreenda o fazer científico, faça a elaboração do conhecimento científico e por conseguinte desenvolva a alfabetização científica.

ABSTRACT This study aims, through a literature review, to investigate whether the use of teaching by investigation in Science in the early grades of Elementary School contributes to the construction of Scientific Literacy. The analyzes of the theorists' works indicate that the teaching of Science needs to make use of different methodologies, as traditional memorial teaching does not contribute positively to the construction of significant knowledge for students. Based on the theoretical precepts visited, there is a need for the teaching of Science to be carried out in such a way as to enable the student to understand scientific concepts, structure them and build their conceptions. These scientific discoveries allow students to value science and actively participate in decisions concerning their lives. And that is exactly the concept of Scientific Literacy. It was found that the methodology of teaching by investigation arouses curiosity and interest in Science classes, enabling the student to understand scientific practice, elaborate scientific knowledge and, therefore, develop scientific literacy. Keywords: Scientific literacy. Science teaching. Teaching by investigation.


Coleções: