dc.contributor.advisor | Sgarbi, Antônio Donizetti | |
dc.contributor.author | Nascimento Filho, Carlos Alberto | |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T22:33:21Z | |
dc.date.available | 2017-08-28T22:33:21Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO FILHO, Carlos Alberto. Um olhar sobre as 1ª e 2ª Feiras de Ciência e Engenharia do Espírito Santo: a pedagogia de projetos a serviço da educação científica . 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/207 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição das 1ª e 2ª Feiras Estaduais de
Ciência e Engenharia do ES (FECEES), a partir da Pedagogia de Projetos, para o
ensino de ciências. Um dos objetivos específicos da pesquisa é classificar e analisar
os trabalhos apresentados nas Feiras de 2012 e 2013. Estes eventos acontecem
dentro da programação das Semanas Estaduais de Ciência e Tecnologia do Espírito
Santo (SECTES) que, desde 2005, são organizadas no Estado. Participam inúmeras
escolas distribuídas por todo o Estado, sendo visitadas anualmente por milhares de
estudantes e a população em geral e, segundo dados da organização, foram mais
de 75.000 visitantes na 1ª e mais de 140.000 nas duas edições que ocorreram. A
análise foi realizada sob os pressupostos da Pedagogia de Projetos, da educação
com enfoque CTSA e da abordagem sociocultural. No estudo, utilizamos como
principais referenciais teóricos, Ronaldo Mancuso, Fernando Hernandez e Paulo
Freire. A análise acontece no sentido de verificar a contribuição das FECEES para o
ensino de ciências, a prática pedagógica envolvendo projetos, a utilização da
abordagem sociocultural e dos pressupostos da educação com enfoque CTSA.
Realizamos uma pesquisa qualitativa descritiva, na forma de estudo de caso sobre
as feiras 2012/2013, por meio de aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa,
professores orientadores da 2ª edição da FECEES; aplicação da técnica da
observação participante; visitas às escolas e entrevistas, por meio de questionários
semi-estruturados, com os envolvidos nos dois projetos vencedores e nos dois
projetos escolhidos, um em cada edição da FECEES que, apesar de não estarem
entre os premiados, demonstraram boas ideias, seguindo os critérios de interesse
social e sustentabilidade. Como produto final, foi construída uma proposta de roteiro
prático sobre como planejar e organizar uma feira de ciências no âmbito escolar e
como classificar, avaliar e julgar os trabalhos apresentados. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The objective of this research was to analyze the contribution of the 1st and 2nd State Science Fairs and ES (FECEES) Engineering from the Educational Projects for science education. One of the specific objectives of the research is to classify and analyze the papers presented in Fairs of 2012 and 2013. These events happen on schedule Weeks of State for Science and Technology of the Espírito Santo State (SECTES) since 2005, are organized in the state. Participating in numerous distributed throughout the state schools are annually visited by thousands of students and the general population and, according to the organization, more than 75,000 visitors in the 1st and over 140,000 in the two editions that occurred. The analysis was performed under the assumptions of Educational Projects, education, focusing CTSA and sociocultural approach. In the study, we used as the main theoretical frameworks, Mancuso Ronaldo, Fernando Hernandez and Paulo Freire. The analysis takes place in order to verify the contribution of FECEES for teaching science, pedagogical practice projects involving the use of the sociocultural approach and assumptions education, focusing CTSA. We conducted a descriptive qualitative research in the form of case study on the fairs 2012/2013 through a questionnaire to the research subjects, guiding teachers of the 2nd edition of FECEES; application of the technique of participant observation; school visits and interviews, using semi-structured questionnaires, with those involved in the two winning projects and two projects chosen, one in each issue of FECEES that, despite not being among the awardees demonstrated good ideas, following the criteria sustainability and social interest. As a final product, we constructed a proposal of practical roadmap on how to plan and organize a science fair in the school and how to classify, evaluate and judge the works presented. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Feira Estadual de Ciência e Engenharia do Espírito Santo | pt_BR |
dc.subject | Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre as 1ª e 2ª Feiras de Ciência e Engenharia do Espírito Santo : a pedagogia de projetos a serviço da educação científica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais