dc.contributor.advisor | Sondermann, Danielli | |
dc.contributor.author | Delcarro, Jéssica | |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T13:49:23Z | |
dc.date.available | 2022-06-30T13:49:23Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | DELCARRO, Jéssica Cristina Silva. Formação continuada de profissionais da educação básica em educação inclusiva: possibilidades do ensino de ciências para estudantes com deficiência visual. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2078 | |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva investigar as possibilidades e também os desafios de uma
formação continuada para a formação de profissionais da educação básica no que
tange à adoção de práticas pedagógicas inclusivas para estudantes com Deficiência
Visual (DV). A proposta de formação continuada trabalhou a articulação da
perspectiva da educação inclusiva com a perspectiva educacional freireana. A
formação foi realizada por meio de um curso de extensão à distância, no Centro de
Referência em Formação e em Educação a Distância, do Instituto Federal do Espírito
Santo, Brasil. O curso intitulado em “Para Incluir” foi dividido em cinco módulos e teve
como objetivo colaborar com o processo de inclusão escolar de estudantes com
deficiência, em particular a deficiência visual, por meio da formação teórica e prática
de professores. O curso teve uma carga horária total de 120 horas, distribuídas em
100 horas de atividades a distância e 20 horas para preparo do Plano de Intervenção
Escolar (PIE). Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre uma formação
continuada. Os dados foram produzidos a partir do acompanhamento, dos registros,
fotografias, e atividades desenvolvidas pelos participantes durante a realização do
curso de formação. Os aspectos didático-metodológicos foram analisados com base
na pedagogia da libertação de Paulo Freire e na Práxis educativa, com a interlocução
da abordagem histórico-cultural, buscando assim possibilidades de promover outros
modos de formação em educação inclusiva. Os aspectos pedagógicos da formação
de professores convergem para as propostas de Lee Shulman (1986), Maurice Tardif
(2002) e Antônio Nóvoa (1995). Os dados produzidos a partir da práxis foram
analisados à luz de Laurence Bardin (2016) e Roque Moraes e Maria Galiazzi (2007).
Em linhas gerais, ressaltamos que esta pesquisa, além de se somar à literatura que
discute os temas da acessibilidade e inclusão através de práticas pedagógicas,
também se revela bastante significativa para a área por abordar o tema sob a
perspectiva de uma pessoa com deficiência. Como produto educacional, produziu-se
um E-book, que possui o propósito de orientar os profissionais da educação,
sobretudo, de escolas públicas, no processo de inclusão de estudantes com
deficiência visual. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this study is to investigate the possibility and challenge of a continuing
professional education to elementary school professionals in regards to the adoption
of inclusive pedagogical strategies for students with Visual Impairment (VI). The
continuing professional education proposal was based on the articulation of the
perspectives of inclusive education and Paulo Freire's praxis. The continuing
professional education was carried out through an extension course distance at the
Reference Center for Training and Distance Education, of the Instituto Federal do
Espírito Santo, Brazil. The course entitled “Para incluir” (“To Include”) was divided into
five modules and aimed to collaborate with the process of school inclusion of students
with disabilities, in particular visual impairment, through theoretical and practical
training of teachers. The course had a workload of 120 hours, distributed in 100 hours
of distance activities and 20 hours to prepare the School Intervention Plan (SIP). This
is a qualitative research on continuing education. The data were produced from
monitoring, records, photographs, and activities developed by the participants during
the training course. The didactic-methodological aspects were analyzed based on
Paulo Freire's pedagogy of liberation and on educational praxis, with the interlocution
of the historical-cultural approach, thus seeking possibilities to promote other ways of
training in inclusive education. The pedagogical aspects of teacher education converge
with the proposals by Lee Shulman (1986), Maurice Tardif (2002) and Antônio Nóvoa
(1995). The data produced from praxis were analyzed in the light of Laurence Bardin
(2016) and Roque Moraes and Maria Galiazzi (2007). In general terms, we emphasize
that this research, in addition to adding to the literature that discusses the themes of
accessibility and inclusion through pedagogical practices, is also very significant for
the area as it approaches the topic from the perspective of a person with a disability.
As an educational product, an E-book was produced, which aims to guide education
professionals, especially from public schools, in the process of including students with
visual impairments. | pt_BR |
dc.format.extent | 146 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Ciência – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de profissionais da educação | pt_BR |
dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Cotonhoto, Larissy | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6298837179244219 | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências | pt_BR |
ifes.researchArea | Formação de Professores | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8335710912224751 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/5973420305050319 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Melo, Douglas | |
dc.degree.program | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/Ifes) | pt_BR |
dc.degree.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
dc.degree.researchArea | Formação de professores que ensinam ciências | pt_BR |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3478-2269 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8408494362639642 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-2405-0320 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-2044-1543 | pt_BR |
ifes.advisorco.orcid | https://orcid.org/ 0000-0001-8811-9070 | pt_BR |
Redes Sociais