dc.contributor.advisor | Christo, Marcos Luis | |
dc.contributor.author | Felix, Jaciara da Costa Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T13:12:10Z | |
dc.date.available | 2022-06-27T13:12:10Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | FELIX, Jaciara da Costa Rodrigues. Crochê e Educação: uma proposta pedagógica prática para transdisciplinaridade no Ifes campus São Mateus. 2022. 52 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Linhares, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2067 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho busca explorar a potencialidade da arte do crochê no meio educacional como possibilidade de ferramenta educacional inovadora e criativa a serviço da educação integral dos sujeitos e, almeja também, a proposição de um projeto interventivo de uma oficina de aprendizagem artística do crochê no meio escolar. Nesse nosso tear epistemológico, acreditamos que a Arte é um recurso ímpar que pode e deve ser explorado como ferramenta pedagógica para promoção da formação humana, tão marginalizada quanto tão necessária à vida vivente nos tempos atuais. Costuramos nossas proposições sob o tripé saber-fazer-sentir que o crochê pode proporcionar pela via da Educação Transdisciplinar, baseados em Deleuze (2002), Deleuze e Guattari (2010), D’Ambrosio (2011), Oliveira (2005). Compreendeu-se que a prática coletiva da manualidade, tal qual o crochê, promove a socialização, o fortalecimento cultural dos grupos e ainda, contribui para a criação de uma rede de apoio psicológico, para o melhoramento da saúde mental, para o estímulo à criatividade e a concentração. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMEN: El presente trabajo busca explorar las potencialidades del arte del ganchillo en el ámbito educativo como posibilidad de herramienta educativa innovadora y creativa al servicio de la formación integral de los sujetos y, además, pretende proponer un proyecto de intervención de carácter artístico. taller de aprendizaje de crochet en el medio ambiente escolar. En nuestro telar epistemológico, creemos que el Arte es un recurso único que puede y debe ser explorado como herramienta pedagógica para promover la formación humana, tan marginada como necesaria para vivir la vida en los tiempos actuales. Cosemos nuestras propuestas en torno al trípode saber hacer-sentir que el ganchillo puede proporcionar a través de la Educación Transdisciplinar, a partir de Deleuze (2002), Deleuze y Guattari (2010), D’Ambrosio (2011), Oliveira (2005). Se entendió que la práctica colectiva de artesanía manual, como el crochet, promueve la socialización, el fortalecimiento cultural de los grupos y también contribuye a la creación de una red de apoyo psicológico, a la mejora de la salud mental, a la estimulación de la creatividad y la concentración. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Crochê | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
dc.subject | Educação transdiciplinar | pt_BR |
dc.title | Crochê e Educação: uma proposta pedagógica prática para transdisciplinaridade no Ifes campus São Mateus | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Linhares | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Sao_Mateus | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0308419489430366 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Tavares, Cristiano Luiz Silva | |
dc.contributor.member | Gama, Weksley Pinheiro | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2910349645648591 | pt_BR |
Redes Sociais