Show simple item record

Crochê e Educação: uma proposta pedagógica prática para transdisciplinaridade no Ifes campus São Mateus

dc.contributor.advisorChristo, Marcos Luis
dc.contributor.authorFelix, Jaciara da Costa Rodrigues
dc.date.accessioned2022-06-27T13:12:10Z
dc.date.available2022-06-27T13:12:10Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationFELIX, Jaciara da Costa Rodrigues. Crochê e Educação: uma proposta pedagógica prática para transdisciplinaridade no Ifes campus São Mateus. 2022. 52 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Linhares, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2067
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho busca explorar a potencialidade da arte do crochê no meio educacional como possibilidade de ferramenta educacional inovadora e criativa a serviço da educação integral dos sujeitos e, almeja também, a proposição de um projeto interventivo de uma oficina de aprendizagem artística do crochê no meio escolar. Nesse nosso tear epistemológico, acreditamos que a Arte é um recurso ímpar que pode e deve ser explorado como ferramenta pedagógica para promoção da formação humana, tão marginalizada quanto tão necessária à vida vivente nos tempos atuais. Costuramos nossas proposições sob o tripé saber-fazer-sentir que o crochê pode proporcionar pela via da Educação Transdisciplinar, baseados em Deleuze (2002), Deleuze e Guattari (2010), D’Ambrosio (2011), Oliveira (2005). Compreendeu-se que a prática coletiva da manualidade, tal qual o crochê, promove a socialização, o fortalecimento cultural dos grupos e ainda, contribui para a criação de uma rede de apoio psicológico, para o melhoramento da saúde mental, para o estímulo à criatividade e a concentração.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN: El presente trabajo busca explorar las potencialidades del arte del ganchillo en el ámbito educativo como posibilidad de herramienta educativa innovadora y creativa al servicio de la formación integral de los sujetos y, además, pretende proponer un proyecto de intervención de carácter artístico. taller de aprendizaje de crochet en el medio ambiente escolar. En nuestro telar epistemológico, creemos que el Arte es un recurso único que puede y debe ser explorado como herramienta pedagógica para promover la formación humana, tan marginada como necesaria para vivir la vida en los tiempos actuales. Cosemos nuestras propuestas en torno al trípode saber hacer-sentir que el ganchillo puede proporcionar a través de la Educación Transdisciplinar, a partir de Deleuze (2002), Deleuze y Guattari (2010), D’Ambrosio (2011), Oliveira (2005). Se entendió que la práctica colectiva de artesanía manual, como el crochet, promueve la socialización, el fortalecimiento cultural de los grupos y también contribuye a la creación de una red de apoyo psicológico, a la mejora de la salud mental, a la estimulación de la creatividad y la concentración.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCrochêpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subjectEducação transdiciplinarpt_BR
dc.titleCrochê e Educação: uma proposta pedagógica prática para transdisciplinaridade no Ifes campus São Mateuspt_BR
dc.typetccpt_BR
ifes.campusCampus_Linharespt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Sao_Mateuspt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0308419489430366pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberTavares, Cristiano Luiz Silva
dc.contributor.memberGama, Weksley Pinheiro
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2910349645648591pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record