dc.contributor.author | Rosa, Thiago Cézar de Pádua | |
dc.contributor.author | Freitas, Rony Cláudio de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T13:05:15Z | |
dc.date.available | 2022-06-27T13:05:15Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Thiago Cézar de Pádua; FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira. Investigações sobre visualização geométrica: do lápis e papel à realidade aumentada. Vitória: Edifes Acadêmico, 2022. ISBN 978-85-8263-564-3. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8263-564-3 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2063 | |
dc.description.abstract | Este roteiro é resultado de nossa pesquisa de mestrado, no período de 2019 a 2022, com 16 estudantes da 3ª série do ensino médio da escola EEEFM Antonio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí – ES. O produto educacional foi validado pelos membros da banca de defesa. Nessa pesquisa, buscamos explorar o desenvolvimento de uma atividade investigativa para o ensino de visualização. É destinado a professores que ensinam matemática para o ensino médio, que pretendem utilizar a realidade aumentada em smartphones como um recurso didático para o ensino da visualização geométrica, e entender como a execução dessas atividades podem colaborar para a assimilação dos conceitos geométricos existentes na atividade. Neste roteiro, o professor encontrará uma proposta de atividade investigativa de visualização geométrica, baseada nas teorias de Angel Gutiérrez (1996), um dos pesquisadores que se dedicou a esse campo, utilizando realidade aumentada em smartphones como recurso didático. Almejamos assim, que esse roteiro possa auxiliar os professores em sala de aula, de forma a contribuir para uma abordagem diferenciada da visualização geométrica, rompendo com a tradicional aula expositiva ao considerar investigação com diferentes recursos (lápis e papel; material manipulável e GeoGebra 3D), atendendo, assim, a diversos perfis discentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes Acadêmico | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.title | Investigações sobre visualização geométrica: do lápis e papel à realidade aumentada | pt_BR |
dc.type | livro | pt_BR |
dc.publisher.local | , Vitória | pt_BR |
Redes Sociais