Investigações sobre visualização geométrica: do lápis e papel à realidade aumentada
livro
Este roteiro é resultado de nossa pesquisa de mestrado, no período de 2019 a 2022, com 16 estudantes da 3ª série do ensino médio da escola EEEFM Antonio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí – ES. O produto educacional foi validado pelos membros da banca de defesa. Nessa pesquisa, buscamos explorar o desenvolvimento de uma atividade investigativa para o ensino de visualização. É destinado a professores que ensinam matemática para o ensino médio, que pretendem utilizar a realidade aumentada em smartphones como um recurso didático para o ensino da visualização geométrica, e entender como a execução dessas atividades podem colaborar para a assimilação dos conceitos geométricos existentes na atividade. Neste roteiro, o professor encontrará uma proposta de atividade investigativa de visualização geométrica, baseada nas teorias de Angel Gutiérrez (1996), um dos pesquisadores que se dedicou a esse campo, utilizando realidade aumentada em smartphones como recurso didático. Almejamos assim, que esse roteiro possa auxiliar os professores em sala de aula, de forma a contribuir para uma abordagem diferenciada da visualização geométrica, rompendo com a tradicional aula expositiva ao considerar investigação com diferentes recursos (lápis e papel; material manipulável e GeoGebra 3D), atendendo, assim, a diversos perfis discentes.
Redes Sociais