DO LÁPIS E PAPEL À REALIDADE AUMENTADA: Uma proposta de ensino de visualização geométrica
dissertacao_mestrado
O ensino de geometria nas salas de aula brasileiras foi, durante muito tempo, relegado a segundo plano, ainda que o conhecimento geométrico seja de extrema importância para o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo. Vivemos em um mundo cheio de formas, porém, o ensino de geometria ainda se apresenta distante da realidade, fazendo com que os estudantes não se interessem. Ao mesmo tempo, existem recursos tecnológicos à disposição, os quais podem auxiliar o professor a aprimorar sua prática, fugindo da simples exposição de conteúdos e contribuindo para despertar o interesse dos alunos. Diante disto, essa pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma proposta de ensino de visualização geométrica, segundo as habilidades descritas por Gutiérrez (1996), pautado na investigação matemática, utilizando três diferentes recursos: lápis e papel; material manipulável e realidade aumentada com uso de smartphones. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com 16 alunos da 3ª série do ensino médio da escola E. E. E. F. M. Antonio Carneiro Ribeiro, do município de Guaçuí, Estado do Espírito Santo (ES). A proposta de ensino foi desenvolvida em três encontros. No primeiro deles, os alunos foram convidados a escolherem formas geométricas e realizarem secções apenas com lápis e papel. No segundo encontro, os alunos realizaram representações e secções com suporte de material manipulável (sólidos construídos com canudos). Por fim, no terceiro encontro os alunos utilizaram o software GeoGebra AR para construir sólidos e realizar secções. O desenvolvimento de uma atividade investigativa suportada por diferentes recursos possibilitou um novo olhar sobre a visualização matemática, apontando para as vantagens e desvantagens das diferentes abordagens. Concluímos que as diferentes abordagens oferecem oportunidades pedagógicas distintas, cabendo ao docente fazer uso de uma ou outra. A partir da aplicação da proposta, foi desenvolvido um roteiro didático para ensino de visualização geométrica. O roteiro didático elaborado poderá ser utilizado em outras realidades educacionais além daquela na qual foi testada e, com isso, pretendemos contribuir para a melhoria da habilidade da visualização geométrica e, consequentemente, para a melhoria do ensino da geometria.
The teaching of geometry in Brazilian classrooms was, for a long time, relegated to the background, even though geometric knowledge is extremely important for the development of logical-deductive reasoning. We live in a world full of shapes, however, the teaching of geometry is still far from reality, making students not interested. At the same time, there are technological resources available, which can help the teacher to improve their practice, avoiding the simple exposition of contents and contributing to arouse the interest of students. In view of this, this research aimed to analyze the contributions of a proposal for teaching geometric visualization, according to the skills of Gutiérrez (1996), based on mathematical investigation, using three different resources: pencil and paper; manipulable material and augmented reality with the use of smartphones. The qualitative research was carried out with 16 students from the 3rd grade of high school at the E. E. E. F. M. Antonio Carneiro Ribeiro school, in the municipality of Guaçuí, State of Espírito Santo (ES). The teaching proposal was developed in three meetings. In the first one, students were invited to choose geometric shapes and perform sections only with pencil and paper. In the second meeting, the students performed representations and sections supported by manipulable material (solids constructed with straws). Finally, in the third meeting the students used the GeoGebra AR software to build solids and perform sections. The development of an investigative activity supported by different resources allowed a new look at mathematical visualization, pointing to the advantages and disadvantages of different approaches. We conclude that the different approaches offer advantages and disadvantages, and it is up to the teacher to make use of one or the other. After the application of the proposal, a didactic script for teaching geometric visualization was developed. The elaborated didactic script can be used in other educational realities besides the one in which it will be tested and, with this, we intend to contribute to the improvement of the ability of geometric visualization and, consequently, to the improvement of the teaching of geometry, characterized by outdated practices and little attractive, suggesting a more active approach, based on investigation, and supported by different materials, seeking to meet different student profiles.
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