dc.contributor.advisor | Comarú, Michele Waltz | |
dc.contributor.author | Rossi, Amanda Ferraz | |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T22:25:21Z | |
dc.date.available | 2017-08-28T22:25:21Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | ROSSI, Amanda Ferraz. Teatro e ensino de física: uma proposta inovadora para integrar ciência e arte. 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/205 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O novo currículo básico estadual busca superar práticas de conhecimento
construídos sem o estabelecimento de uma reflexão com a práxis social. Não se
trata mais de mostrar as maravilhas da ciência, mas de promover nos educandos as
possibilidades de se tornarem cidadãos ativos capazes de agir, de tomar decisões e
de compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas. Essa pesquisa
visa observar a perspectiva metodológica, com o olhar do movimento de ciência e
arte, como o teatro pode contribuir tanto para a contextualização do conhecimento
em Física e os seus processos motivacionais quanto para a formação de cidadãos
críticos e reflexivos que, além de uma formação científica e tecnológica possam, de
fato, compreender que ciência é um conhecimento necessário para uma melhor
relação com o mundo em que está inserido. Esta contribuição foi efetivada por meio
da realização de peças teatrais onde os tópicos presentes no Currículo da Educação
Básica do estado do Espírito Santo foram trabalhados e divulgados à estudantes e à
toda comunidade. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio e foi
analisado se a participação dos alunos nesse projeto promoveu alguma alteração na
relação que eles têm com a disciplina de Física, bem como, se houve maior
motivação para o aprendizado. Como resultado, foi produzido um Guia Didático, que
descreve todo o percurso da pesquisa, bem como as peças escritas pelos alunos,
cujo objetivo é inspirar professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The State’s new basic curriculum seeks to overcome knowledge’s practices that are
built without the premise of reflection upon the social práxis. It’s not about showing
the Wonders of Science anymore, but to enable students the possibilities of
becoming active citizens capable of taking action, making decisions and
understanding specialist’s speeches. This research aims to observe, with a
methodological perspective using Science and Art’s view, how theater can contribute
to contextualize Physic’s knowledge and its motivational aspects, and also the
formation of reflexive and critic citizens that, besides a scientific and technological
formation can, indeed, understand that Science is a necessary knowlegde for a
better relationship with the world that he belongs. This contribution was made
through a series of theater plays where the main themes were from the Espirito
Santo’s State basic curriculum, which were developed and presented to students and
to all comunity. This research was developed with High School’s students and was
analysed if the students participation in this Project somehow changed their
interaction with Physic’s content, and enabled a more meaningful learning. As a
result, it was produced a didatic guide, that describes all the research’s course, and
the plays that were written by the students, with the objetive of helping other
teacher’s inspirations. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.title | Teatro e ensino de física : uma proposta inovadora para integrar ciência e arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
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