Show simple item record

Teatro e ensino de física : uma proposta inovadora para integrar ciência e arte

dc.contributor.advisorComarú, Michele Waltz
dc.contributor.authorRossi, Amanda Ferraz
dc.date.accessioned2017-08-28T22:25:21Z
dc.date.available2017-08-28T22:25:21Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationROSSI, Amanda Ferraz. Teatro e ensino de física: uma proposta inovadora para integrar ciência e arte. 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/205
dc.description.abstractRESUMO: O novo currículo básico estadual busca superar práticas de conhecimento construídos sem o estabelecimento de uma reflexão com a práxis social. Não se trata mais de mostrar as maravilhas da ciência, mas de promover nos educandos as possibilidades de se tornarem cidadãos ativos capazes de agir, de tomar decisões e de compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas. Essa pesquisa visa observar a perspectiva metodológica, com o olhar do movimento de ciência e arte, como o teatro pode contribuir tanto para a contextualização do conhecimento em Física e os seus processos motivacionais quanto para a formação de cidadãos críticos e reflexivos que, além de uma formação científica e tecnológica possam, de fato, compreender que ciência é um conhecimento necessário para uma melhor relação com o mundo em que está inserido. Esta contribuição foi efetivada por meio da realização de peças teatrais onde os tópicos presentes no Currículo da Educação Básica do estado do Espírito Santo foram trabalhados e divulgados à estudantes e à toda comunidade. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio e foi analisado se a participação dos alunos nesse projeto promoveu alguma alteração na relação que eles têm com a disciplina de Física, bem como, se houve maior motivação para o aprendizado. Como resultado, foi produzido um Guia Didático, que descreve todo o percurso da pesquisa, bem como as peças escritas pelos alunos, cujo objetivo é inspirar professores.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The State’s new basic curriculum seeks to overcome knowledge’s practices that are built without the premise of reflection upon the social práxis. It’s not about showing the Wonders of Science anymore, but to enable students the possibilities of becoming active citizens capable of taking action, making decisions and understanding specialist’s speeches. This research aims to observe, with a methodological perspective using Science and Art’s view, how theater can contribute to contextualize Physic’s knowledge and its motivational aspects, and also the formation of reflexive and critic citizens that, besides a scientific and technological formation can, indeed, understand that Science is a necessary knowlegde for a better relationship with the world that he belongs. This contribution was made through a series of theater plays where the main themes were from the Espirito Santo’s State basic curriculum, which were developed and presented to students and to all comunity. This research was developed with High School’s students and was analysed if the students participation in this Project somehow changed their interaction with Physic’s content, and enabled a more meaningful learning. As a result, it was produced a didatic guide, that describes all the research’s course, and the plays that were written by the students, with the objetive of helping other teacher’s inspirations.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleTeatro e ensino de física : uma proposta inovadora para integrar ciência e artept_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
ifes.campusCampus Vitória
ifes.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.identifier.capes30004012002P7
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record