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Sequência didática como proposta pedagógica para estudo dos ambientes costeiros do norte do Espírito Santo

dc.contributor.advisorCampos, Carlos Roberto Pires
dc.contributor.authorAmorim Junior, Inácio Alves de
dc.date.accessioned2017-08-28T22:19:48Z
dc.date.available2017-08-28T22:19:48Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationAMORIM JUNIOR, Inácio Alves de. Sequência didática como proposta pedagógica para estudo dos ambientes costeiros do norte do Espírito Santo. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/204
dc.description.abstractRESUMO: A alfabetização científica é uma oportunidade significativa de não somente tornar o ensino de ciências mais democrático, como também elevá-lo à possibilidade de uma construção dialógica com os reais problemas que permeiam a sociedade atual. A proposta aqui defendida teve por objetivo levar o educando à condição de pesquisador, numa iniciação ao ambiente investigativo das ciências. A pesquisa transcorreu nos ambientes costeiros do município de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, e os alunos do ensino médio da EEEM prof. Joaquim Fonseca foram os protagonistas neste trabalho científico. Buscou-se um enfoque multidisciplinar para o contexto da pesquisa. De natureza qualitativa, a pesquisa em questão teve uma abordagem participante. A esse tipo de investigação científica, dá-se o nome de etnografia escolar cujo processo tem maior destaque que o produto e há uma interação maior entre os participantes e o objeto de pesquisa. A temática desse trabalho buscou envolver os diferentes ecossistemas presentes em tais ambientes, assim como os problemas naturais e os provocados pela ação antrópica. A contribuição dada baseou-se na perspectiva do (re)conhecimento das potencialidades do ambiente costeiro, presente em todo município, assim como na mediação feita entre o educador, os educandos e o ambiente de estudo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Scientific literacy is a significant opportunity not only to make education science more democratic, but also bring the possibility of a dialogic construction with the real problems that permeate today’s society. The proposal defended; had as objective to guide the student into a researcher condition, it is an initiation in the sciences investigation environment. The research happened on coastal environments from the municipality of the Conceição da Barra, to the north of the Espirito Santo, the high school students of EEEM and the Prof. Joaquin Fonseca were the protagonists on this scientific work. For the research context, we looked for a multidisciplinary approach. From qualitative nature, the research in question had a participant approach. This type of scientific research is called ethnography school where the process is more important than the product, and there is more interaction between the participants and the research object. The main purpose of this work looks to involve different ecosystems present in this kind of environments as well as the natural problems and the one caused by human action. The contribution was based on the perspective of recognition of the coastal environment potential, present in every municipality, as well as the interaction among the teacher, students and the learning environment.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologia costeirapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio)pt_BR
dc.titleSequência didática como proposta pedagógica para estudo dos ambientes costeiros do norte do Espírito Santopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
ifes.campusCampus Vitória
ifes.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.identifier.capes30004012002P7
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática


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