dc.contributor.advisor | Belich Junior, Humberto | |
dc.contributor.author | Campos, Jheder Francisco | |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T22:14:07Z | |
dc.date.available | 2022-06-15T22:14:07Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Jheder Francisco. Uma proposta de sequência didática para o ensino de energia mecânica. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2047 | |
dc.description.abstract | RESUMO: É notório que a escola e a educação não acompanham o desenvolvimento tecnológico e a necessidade dos novos alunos do século XXI. Uma nova abordagem se faz necessária para retomarmos o interesse de parte dos alunos na disciplina e na própria escola. Este trabalho é a construção de uma sequência didática com o objetivo de despertar o interesse dos alunos e fazê los ativos no processo de ensino aprendizagem. A prática pedagógica se apoia na metodologia ativa o que permite aos alunos ser em o centro no processo de ensino aprendizagem e desenvolver em ainda mais sua capacidade perante os problemas a eles apresentados. Além disso, a teoria de Vigotski dá suporte ao trabalho. Os alunos ficam livres para aumentar sua zona de desenvolvimento proxi mal e construir o saber, em diálogo com seus pares. Aqueles com entendimento facilitado auxiliam os outros com maior dificuldade. A sequência , de 11 foi aplicada a 35 alunos da 1° série do ensino médio de uma escola da rede privada de ensino, no final do segundo semestre, em que o tópico escolhido foi energia mecânica. A atividade foi iniciada com uma pesquisa sobre a matriz energética e qual a melhor energia para se utilizar nos dias atuais. Após a leitura de um trecho do livro didático o peerinstruction deu continuidade a atividade e em seguida utilizamos uma simulação para estudar os conceitos de conservação de energia. A revisão de literatura foi de trabalhos que utilizaram simulações no ensino de tópicos de Física. A grande aceitação das atividades propostas e os alunos passarem a ser ativos neste processo mostra a necessidade, urgência e importância da inserção de novas metodologias no ensino de Física como uma visão diferente, um novo caminho proposto para que se alcance os objetivos da educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: It is known that neither school nor Education follow technological development and 21st century student’s needs. It demands a new approach in order to rescue student’s
interest for the school subjects and the institution itself. This paper is a teaching sequence which aims to raise student’s interest by active learning process purpose. Based on Vygotsky theories, the pedagogical practice is based on active methodologies, which allows students to be the center of the teaching-learning process and to develop their capacity facing the challenges presented to them. Students freely increase proximal zone and develop knowledge by pair co-working. Thus, they help each other, sharing knowledge.
In the end of the second school term, the study sequence of eleven classes took place for 35 freshman high school students from a private institution and the topic Mechanical Engineering was chosen. The activity started by an energy matrix and the best energy for nowadays research. After reading an excerpt from the textbook, peer instruction continued the activity followed by a simulation in order to study the concepts of energy conservation concepts. The literature review comprises Physics teaching simulations purposes. The great acceptance of the proposed activities shows the importance and the immediate need of new active methodologies insertion in Physics teaching, as an alternative fulfill Education objectives. | pt_BR |
dc.format.extent | 75 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Energia mecânica | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de sequência didática para o ensino de energia mecânica | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Cariacica | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cariacica | pt_BR |
dc.contributor.institution | Sociedade Brasileira de Física | pt_BR |
dc.identifier.capes | 33283010001P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Física | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3879935393431243 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Ensino de Física | |
dc.contributor.member | Lourenço, José André | |
dc.contributor.member | Passos, Carlos Augusto | |
dc.contributor.member | Spalenza, Wesley | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2687428810786056 | pt_BR |
Redes Sociais