A competência em informação na educação profissional e tecnológica : o desenvolvimento de habilidades informacionais por meio de um curso MOOC.

Rosa, Rosilene Supriano de Jesus (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: Desenvolver habilidades para o enfrentamento dos desafios do século XXI é essencial para profissionais de todas as áreas. As instituições que compõem a Educação Profissional e Tecnológica, que têm por objetivo formar tanto pesquisadores quanto trabalhadores primando por sua formação integral, devem ter por foco prepará-los para esses enfrentamentos. Portanto, desenvolver habilidades sejam elas informacionais, tecnológicas, investigativas ou profissionais, torna-se fundamental. No que se refere ao bibliotecário e sua contribuição nessa formação, consideramos seu papel educativo de desenvolver habilidades que estimulem a produção do conhecimento, não somente na sua finalidade científica, que são os trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, teses e dissertações, mas, também, em produções cotidianas do estudante e do futuro profissional. Sendo assim, desenvolver potencialidades e habilidades informacionais para localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, tornam-se ponto chave para o sucesso de suas trajetórias. A tensão percebida pela bibliotecária pesquisadora em estudantes da educação profissional e tecnológica que, em parte, acontece pela dificuldade de lidar com a informação diante da grande quantidade de fontes informacionais disponíveis, e, em parte, pela dificuldade de utilizá-las, de forma eficiente, aos propósitos de sua pesquisa, foi gatilho para a proposta dessa pesquisa de trabalhar a competência em informação - que historicamente vem cuidando dos processos de buscar, avaliar e utilizar a informação de forma eficiente - já no ensino médio, por meio de um curso, oferecido numa estrutura atraente e interativa, como os produzidos no modelo MOOC que oferecem recursos diversos. O estudo trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, de cunho quali-qualitativo onde, para atender aos seus fins, optou-se por uma pesquisa-ação delineada em sete etapas, tendo por público alvo os estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Guarapari. Teve em sua etapa diagnóstica as contribuições de bibliotecários, docentes e dos próprios estudantes ajudando na identificação de suas dificuldades durante a busca, avaliação e uso da informação. A pesquisa tem relevância em sua proposta de desenvolvimento de habilidades informacionais voltado para estudantes da educação profissional e tecnológica. Além disso, ao analisar as contribuições de um curso no formato MOOC, construído pela perspectiva do bibliotecário, este passa a ser visto como o agente da competência em informação. A pesquisa permitiu concluir que o curso implementado neste formato promove a democratização da educação, estimula a responsabilidade do estudante pelo seu aprendizado e promove o desenvolvimento de habilidades de busca (estratégica e instrumental), de avaliação (crítica e reflexiva) e de uso (ético, legal e responsável) para uma utilização eficiente das fontes informacionais tanto para fins acadêmicos quanto para fins profissionais.