Show simple item record

Quatro elementos de interação em quatro níveis de aprendizagem: uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de campo e força magnética

dc.contributor.advisorBohland Filho, José
dc.contributor.authorSantana, Fabricio Antunes
dc.date.accessioned2022-06-06T23:14:17Z
dc.date.available2022-06-06T23:14:17Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSANTANA, Fabricio Antunes. Quatro elementos de interação em quatro níveis de aprendizagem: uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de campo e força magnética. 2020. 253 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2033
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho é resultado de uma pesquisa para a aplicação de um produto educacional em formato de livro de uma abordagem pedagógica denominada “Quatro Elementos de Interação em Quatro níveis de Aprendizagem” para ensinar conceitos de campo e Força Magnética. Esse trabalho apresenta uma discussão sobre a aprendizagem de Física com uma proposta de interação social fundamentada em Vygotsky numa metodologia ativa em que o aluno se torna um agente ativo, protagonista da própria aprendizagem passando por quatro níveis com competências e habilidades diferentes. A amostra constou de 32 alunos das 3ª séries do Ensino Médio que responderam ao pré-teste e ao pós-teste, antes e depois da aplicação da abordagem pedagógica. Os resultados analisados mostram uma evolução significativa de respostas corretas e com melhor argumentação em 84% das repostas, o que evidencia a validade da metodologia aplicada. Tanto as atividades realizadas quando os resultados estão explicitados e discutidos no texto.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work is the result of research into the application of a book-shaped educational product of a pedagogical approach called “Four Element Interaction at Four Levels of Learning” to teach field concepts and magnetic force. This paper presents a discussion about the learning of physics with a proposal of social interaction based on Vygotsky in an active methodology in which the student becomes an active agent, protagonist of their own learning going through four levels with different competences and skills. The sample consisted of 32 students from the 3rd grade of high school who answered the pretest and posttest, before and after the application of the pedagogical approach. The analyzed results show a significant evolution of correct answers and with better argumentation in 84% of the answers, which shows the validity of the applied methodology. Both activities performed. when the results are explained and discussed in the text.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent253 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.titleQuatro elementos de interação em quatro níveis de aprendizagem: uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de campo e força magnéticapt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localCariacicapt_BR
ifes.campusCampus_Cariacicapt_BR
dc.contributor.institutionSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.identifier.capes33283010001P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Físicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7121665409452020pt_BR
ifes.course.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Ensino de Física
dc.contributor.memberFavre-Nicolin, Emmanuel Marcel
dc.contributor.memberSilva, Laércio Evandro Ferracioli da
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8335138244094635pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record