Principia: viajando através da mecânica newtoniana: uma proposta de engajamento ao estudo da física

Freitas, Ivan Demoner Fernandes de (2020)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Este trabalho consiste em uma dissertação a respeito da fundamentação, aplicação, análise de dados e conclusão do produto educacional em formato de serious game construído em conjunto com uma sequência didática gamificada os quais abordam os conteúdos que envolvem a Mecânica Newtoniana. Como professor a mais de 12 anos, percebi, não só através da minha vivência em sala de aula, mas também a partir da convivência com colegas de profissão, a crescente dificuldade em motivar os alunos no estudo dos conteúdos e principalmente em propiciar situações onde os mesmos possam desenvolver uma aprendizagem mais substancial e relevante para si. Desta forma, os objetivos principais deste material são os de oportunizar um engajamento maior dos alunos e também levantar situações propícias a uma aprendizagem mais significativa através de objetivos intrínsecos. Assim, iremos relatar um projeto executado em uma turma de ensino médio de uma escola pública da rede estadual. A aplicação contou com um professor regente, um professor aplicador e um professor observador não participante (que registra as ações que ocorrem durante o processo). A intervenção didática consiste em uma sequência de atividades que circundam a leitura de um livro jogo, com características de RPG. Observou-se um aumento significativo na participação dos alunos, bem como um engajamento e uma melhora na interação entre eles. Foram encontrados, ainda, indícios de um aumento no interesse pelo conteúdo e na interação com os colegas em um aluno com necessidades especiais. Concluiu-se que a atividade em formato de serious game atrelada a um ambiente de sala gamificada carrega um volume notável de indícios no tocante ao potencial para despertar o interesse e o engajamento dos alunos, bem como no desenvolvimento de habilidades, como leitura, interpretação de texto, pesquisa, interação e tomada de decisão.

ABSTRACT: This work consists of a dissertation with respect to the rationale, application, data analysis and conclusion of the educational product in serious game format, built in conjunction with a didactic sequence of gamification that addresses the contents involving Newtonian Mechanics. As a teacher over 12 years old, he realized, not only through my experience in the classroom, but also through living with professional colleagues, with increasing difficulty motivating students in the study of content and especially in providing situations where they You can develop more substantial and relevant learning for you. Thus, the main objectives of this material are: to allow greater involvement of students and also to raise situations conducive to more meaningful learning (through intrinsic objectives). In this way, we will report a project executed in a high School class of a state public School. The application had a conducting teacher, an application teacher and a teacher responsible for the records of all actions that occurred during the application. The purpose of the application consists of a sequence of activities surrounding the reading of a game book, with characteristics of RPG. Notice a significant increase in student participation as well as engagement and improved interaction between students. It was also found induced, in a student with special needs, an increased interest in content and interaction with peers. It has been found that a serious gameplay activity coupled with a game room environment carries a carries a remarkable volume of evidences regarding the potential to spark students' interest and engagement, as well as the development of skills such as reading, text interpretation, research, interaction and decision making.


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