Diálogos para pensar práticas coletivas : intervenções sociais e vivências coletivas no morro da Piedade em Vitória, Espírito Santo
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa surge do desejo em desenvolver uma prática de ensino e aprendizagem em espaços de educação não formal fundamentada nas práticas coletivas para a emancipação social. Como referência de trabalho coletivo recorremos às experiências desenvolvidas por grupos de teatro latino-americanos e do Brasil, mais especificamente, das experiências compartilhadas pela pesquisadora com os grupos teatrais em Vitória/ES. Com base nos conhecimentos de trabalho coletivo oriundos das experiências desses grupos teatrais estabelecemos uma relação entre o uso de metodologias de trabalho coletivo com decisões horizontalizadas, utilizadas como intervenções nas práticas educativas de educação não formal, a fim de contribuir para a criação de um modelo educativo na perspectiva da emancipação social aplicado no morro da Piedade em Vitória ES. Os autores Paulo Freire, Santiago Garcia e Boaventura dos Santos serviram como referencial teórico para a pesquisa.
ABSTRACT: This research is part of the Educational Practices line of the Stricto Sensu Graduate Program in Humanities Teaching at the Federal Institute of Espírito Santo. The research arises from the desire to develop a teaching and learning practice in non-formal education spaces based on collective practices for social emancipation. As a reference for collective work, we used the experiences developed by Latin American and Brazilian theatre groups, more specifically, the experiences shared by the researcher with theatre groups in Vitória/ES. Based on collective work knowledge from the experiences of these theatre groups, we established a relationship between the use of collective work methodologies with horizontal decisions, used as interventions in non-formal education educational practices, in order to contribute to the creation of an educational model from the perspective of social emancipation applied in the Piedade hill in Vitória ES. The authors Paulo Freire, Santiago Garcia and Boaventura dos Santos served as a theoretical reference for the research.
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