Uma sequência didática interdisciplinar para debater o tema sociocientífico manguezal no Centro de Educação Ambiental Jacuhy
Dissertação de mestrado
RESUMO: Pensar em estratégias didáticas voltadas para o ensino fundamental, tanto nos espaços formais como nos espaços não formais de educação, as quais despertem no educando o interesse e a participação nas aulas são pontos-chave para a incorporação de novas atitudes no seu cotidiano, tornando-os atores sociais multiplicadores das ações em defesa do meio ambiente. Com isso, escola e educadores que buscam caminhar nessa direção precisam associar os conteúdos apresentados no ambiente escolar com as experiências vividas pelos discentes, fora da sala de aula. Pensar o espaço não formal de educação como um meio de contribuir para a Educação Ambiental surge, pois, como um espaço-tempo capaz de favorecer a articulação de novos saberes a outros saberes já arraigados pela comunidade, de forma leve, interdisciplinar e abrangente. Esta pesquisa desenvolve uma sequência didática da perspectiva interdisciplinar abrangendo as temáticas ambientais, a qual transcorreu nos diferentes espaços educativos (EMEF João Paulo II e a CEA Jacuhy). O trabalho foi construído e aplicado em uma turma do ensino fundamental das séries finais de uma escola pública municipal da Serra (ES). Buscou, ainda, apresentar aos professores alternativas para o trabalho da Educação Ambiental relacionado ao Ecossistema Manguezal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, um tipo de caso aos moldes de uma etnografia escolar, utilizando-se de vários instrumentos de coleta de dados, entre os quais fotografias, análise de documentos e diário de campo. Buscamos elaborar um guia didático para a utilização didática do espaço não formal. Defendemos que práticas pedagógicas assim devem ser multiplicadas, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
ABSTRACT: Think of facing the elementary school, both in formal settings and in non-formal education spaces, which arouse the learner's interest and participation in classes teaching strategies are key to embedding new attitudes in their daily lives, making them multipliers social actors of actions in defense of the environment. Thus, schools and educators who seek to walk in this direction need to associate the contents in the school environment with the experiences of the students outside of the classroom. Thinking the non-formal education space as a means of contributing to environmental education therefore appears as a space-time can promote the articulation of new knowledge to other knowledge already entrenched in the community, lightly, interdisciplinary and comprehensive. This research develops a didactic sequence of interdisciplinary perspective covering environmental issues, which went in different educational spaces (EMEF João Paulo II and CEA Jacuhy). The work was constructed and applied to a class of elementary school final grades of a public school da Serra (ES). Sought also present alternatives to the work of environmental education related to Mangrove Ecosystem teachers. This is a qualitative research, a case type to mold a school ethnography, using various instruments to collect data, including photographs, document analysis and field journal. We seek to develop a teaching guide for the didactic use of non-formal space. We argue that the pedagogical practices should thus be multiplied, contributing to a more meaningful learning.
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