Intersecção entre violência de gênero, raça e classe em “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, de Conceição Evaristo
trabalho de conclusão de curso
Esta pesquisa propõe a análise literária do conto “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, apresentado pela escritora contemporânea Conceição Evaristo na obra Olhos D’água (2016). No conto em análise, a violência surge como tema central, assim como ocorre na maioria dos contos presentes nesta coletânea. Assim, o objetivo do presente estudo é identificar de que modo diferentes tipos de violência – de gênero e de raça – interseccionam-se no corpus ficcional selecionado. Para tanto, a metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico para a realização da mesma, foram utilizados os estudos desenvolvidos por Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Marilena Chauí, Regina Dalcastagné e Silvio Almeida.
RESUMO: Esta pesquisa propõe a análise literária do conto “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, apresentado pela escritora contemporânea Conceição Evaristo na obra Olhos D’água (2016). No conto em análise, a violência surge como tema central, assim como ocorre na maioria dos contos presentes nesta coletânea. Assim, o objetivo do presente estudo é identificar de que modo diferentes tipos de violência – de gênero e de raça – interseccionam-se no corpus ficcional selecionado. Para tanto, a metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico para a realização da mesma, foram utilizados os estudos desenvolvidos por Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Marilena Chauí, Regina Dalcastagné e Silvio Almeida.
Redes Sociais