dc.contributor.advisor | Brozeguini, Jardel da Costa | |
dc.contributor.author | Gagno Júnior, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T22:59:00Z | |
dc.date.available | 2022-06-01T22:59:00Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | GAGNO JÚNIOR, Fernando. Aprendizagem ativa associada ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: uma proposta de atividades investigativas para o ensino da cinemática no 1º ano do ensino médio. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2018 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Essa dissertação é o resultado de uma proposta para o ensino dos conceitos básicos da cinemática desenvolvida no segundo semestre do ano de 2018 em uma turma do 1o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Moyses, localizada no município de Cariacica, Espírito Santo (ES). A pesquisa possui natureza qualitativa e tem como principal objetivo investigar o desenvolvimento dos educandos quanto aos conteúdos de cinemática. Construímos uma sequência didática de 10 encontros baseada no método Predizer, Observar e Explicar (POE) articulada a um aplicativo de vídeo análise. Os dados foram obtidos a partir dos questionários e de um diário de bordo construídos pelo pesquisador para registrar o desenvolvimento dos alunos. Os resultados mostraram evidências de desenvolvimento da autonomia por parte dos alunos e de uma participação mais ativa. Em especial, os dados obtidos antes e depois da aplicação da sequência didática, em dois testes iguais, mostraram, a partir do ganho de Hake, que a turma atingiu ganho médio. No geral, nossos resultados destacaram que a proposta baseada na metodologia ativa POE ajudou os alunos a avançar na ideia de autonomia e a serem mais ativos no processo de aprendizagem de física. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This dissertation is the result of a proposal to teach the basic concepts of kinematics developed in the second term of 2018 in a class of the 1st year of High School at the State School Dr. José Moyses, located in Cariacica, Espírito Santo (ES). The research has a qualitative nature and its main objective is to investigate the students' development concerning the contents of cinematics. We built a didactic sequence of 10 meetings based on the Predict, Observe and Explain (POE) method linked to a video analysis application. Data collection were obtained during the performance of activities by the students from the questionnaires and a logbook made by the researcher to record the students' development. The results show that the class presented a conceptual gain compatible with that expected for classes submitted to active learning strategies. In particular, data obtained before and after the application of the method, in two equal tests, show from Hake's gain that the class achieved an average normalized gain. Overall, our results show that the proposal based on the active POE methodology helped students to become autonomous and active in the learning process. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 156 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.subject | Metodologia POE (Predizer, Observar e Explicar) | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem ativa associativa ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: uma proposta de atividades investigativas para o ensino da cinemática no 1º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Cariacica | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cariacica | pt_BR |
dc.contributor.institution | Sociedade Brasileira de Física | pt_BR |
dc.identifier.capes | 33283010001P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Física | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6906807344681806 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Ensino de Física | |
dc.contributor.member | Buffon, Luiz Otávio | |
dc.contributor.member | Segatto, Breno Rodrigues | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5054076130464452 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-8283-2550 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-1157-5278 | pt_BR |
Redes Sociais