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Aprendizagem ativa associativa ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: uma proposta de atividades investigativas para o ensino da cinemática no 1º ano do ensino médio

dc.contributor.advisorBrozeguini, Jardel da Costa
dc.contributor.authorGagno Júnior, Fernando
dc.date.accessioned2022-06-01T22:59:00Z
dc.date.available2022-06-01T22:59:00Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationGAGNO JÚNIOR, Fernando. Aprendizagem ativa associada ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: uma proposta de atividades investigativas para o ensino da cinemática no 1º ano do ensino médio. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2018
dc.description.abstractRESUMO: Essa dissertação é o resultado de uma proposta para o ensino dos conceitos básicos da cinemática desenvolvida no segundo semestre do ano de 2018 em uma turma do 1o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Moyses, localizada no município de Cariacica, Espírito Santo (ES). A pesquisa possui natureza qualitativa e tem como principal objetivo investigar o desenvolvimento dos educandos quanto aos conteúdos de cinemática. Construímos uma sequência didática de 10 encontros baseada no método Predizer, Observar e Explicar (POE) articulada a um aplicativo de vídeo análise. Os dados foram obtidos a partir dos questionários e de um diário de bordo construídos pelo pesquisador para registrar o desenvolvimento dos alunos. Os resultados mostraram evidências de desenvolvimento da autonomia por parte dos alunos e de uma participação mais ativa. Em especial, os dados obtidos antes e depois da aplicação da sequência didática, em dois testes iguais, mostraram, a partir do ganho de Hake, que a turma atingiu ganho médio. No geral, nossos resultados destacaram que a proposta baseada na metodologia ativa POE ajudou os alunos a avançar na ideia de autonomia e a serem mais ativos no processo de aprendizagem de física.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation is the result of a proposal to teach the basic concepts of kinematics developed in the second term of 2018 in a class of the 1st year of High School at the State School Dr. José Moyses, located in Cariacica, Espírito Santo (ES). The research has a qualitative nature and its main objective is to investigate the students' development concerning the contents of cinematics. We built a didactic sequence of 10 meetings based on the Predict, Observe and Explain (POE) method linked to a video analysis application. Data collection were obtained during the performance of activities by the students from the questionnaires and a logbook made by the researcher to record the students' development. The results show that the class presented a conceptual gain compatible with that expected for classes submitted to active learning strategies. In particular, data obtained before and after the application of the method, in two equal tests, show from Hake's gain that the class achieved an average normalized gain. Overall, our results show that the proposal based on the active POE methodology helped students to become autonomous and active in the learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent156 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectMetodologia POE (Predizer, Observar e Explicar)pt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.titleAprendizagem ativa associativa ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: uma proposta de atividades investigativas para o ensino da cinemática no 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localCariacicapt_BR
ifes.campusCampus_Cariacicapt_BR
dc.contributor.institutionSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.identifier.capes33283010001P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Físicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6906807344681806pt_BR
ifes.course.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Ensino de Física
dc.contributor.memberBuffon, Luiz Otávio
dc.contributor.memberSegatto, Breno Rodrigues
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5054076130464452pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-8283-2550pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-1157-5278pt_BR


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