A exploração das máximas conversacionais de Grice como estratégia argumentativa em charges e comentários no Instagram

Silva, Jucélia Azevedo dos Santos (2021-10-15)

dissertacao_mestrado

A proposta desta pesquisa é observar a relação da teoria das implicaturas (Grice (1982 [1975]) com as abordagens argumentativas, com o objetivo de destacar quando as máximas conversacionais griceanas são exploradas com fins persuasivos no ambiente digital. Nota-se que, cada vez mais, as pessoas utilizam o ambiente digital como espaço de interação, seja para produzir textos ou para consumi-los. Desse modo, a fim de compreender o uso da linguagem nesse espaço, propomos, na perspectiva da pragmática, analisar as interações na rede social Instagram, na qual permeiam diferentes gêneros textuais como publicidade, notícia, charge, comentário, entre outros. Para tanto, investigamos dois desses gêneros, veiculados no perfil @laertegenial, os quais apresentam uma dimensão argumentativa: a charge e o comentário. Analisamos 9 charges políticas, publicadas entre março e setembro de 2019, e 53 comentários. Em ambos os gêneros, percebemos que a violação das máximas ocorreu com frequência e intencionalmente, para causar determinado efeito nos interlocutores por meio de implicaturas, seja para criticar, denunciar ou persuadir o outro. Argumentamos que o Instagram funciona, muitas vezes, como uma “arena” do debate público, já que as pessoas estão sempre interagindo e se posicionando. No espaço destinado aos comentários, é possível observar esses posicionamentos e de que forma acontece o debate entre os usuários que assumem uma postura argumentativa. Ademais, as informações são veiculadas não só de forma explícita, mas, sobretudo, implicitamente. Isso significa que, no ambiente virtual, assim como na interação face a face, as pessoas se comunicam por implicaturas e, consequentemente, argumentam por implícitos. Além da pragmática, a análise presente neste trabalho se sustenta nos estudos de Koch (2018), Koch e Elias (2018), Fiorin (2020) e Amossy (2020), cujas propostas de trabalho auxiliaram a compreender como o falante da língua produz sua argumentação.