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Empoderamento docente e educação matemática crítica: em busca de uma prática educativa libertadora nos anos iniciais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorOliveira, Samuel Rocha de
dc.contributor.authorCezar, Mariana dos Santos
dc.date.accessioned2022-05-23T14:10:26Z
dc.date.available2022-05-23T14:10:26Z
dc.date.issued2022-02
dc.identifier.citationCEZAR, Mariana dos Santos. Empoderamento Docente e Educação Matemática Crítica: em busca de uma prática educativa libertadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 258f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto de Física Gleb Wataghin - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1990
dc.description.abstractEmpoderamento docente é o termo que utilizamos para expressar um processo de conscientização em busca de uma prática educativa libertadora no âmbito de contextos formativos que discutem o ensino da matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Contudo, falar sobre empoderamento é abrir um leque de possibilidades e de entendimentos. Isso porque o termo tem sido apropriado por inúmeros movimentos em diferentes âmbitos da sociedade – social, cultural, econômico e político. Devido a essa diversidade em relação ao termo, buscamos compreender o desenvolvimento do processo de empoderamento docente em contextos formativos, na teoria e na prática. Na teoria, adotamos como vertente a compreensão de que empoderar não é doar ou receber poder, mas se libertar, pois, na medida em que tomamos consciência da realidade e agimos em prol de sua transformação, nos libertamos e, portanto, nos empoderamos. Na prática, o processo de empoderamento ocorre por meio de uma conscientização crítica, que é viabilizada por meio do estabelecimento de uma prática educativa libertadora e dialógica. Diante de tais abordagens, refletimos sobre os desafios e as possibilidades que um processo formativo poderia revelar se ele tivesse como foco o empoderamento docente. Desse modo, nos propomos a investigar: Quais os desafios e as possibilidades de se desenvolver – em contextos formativos que discutem o ensino da matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica – um processo de empoderamento docente por intermédio de uma prática educativa libertadora com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tal finalidade, propomos uma ação de formação, que foi realizada com cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Durante um período de nove meses, realizamos quinze encontros de formação continuada que foram construídos coletivamente com as participantes. Os temas discutidos que compuseram o conteúdo programático dos encontros foram escolhidos a partir do que as docentes revelaram acerca de seus saberes de experiência e de suas relações com o contexto escolar. Desse modo, os diálogos estabelecidos entre as participantes e a pesquisadora também deram abertura para que o ensino da matemática fosse refletido e discutido nos termos da Educação Matemática Crítica. Vale destacar que o espaço de formação continuada mencionado serviu como um campo de observação empírica para esta pesquisa, que possui abordagem qualitativa e características de pesquisa-ação. Os dados produzidos ao longo da ação de formação foram analisados e interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso, oriunda dos estudos bakhtinianos. Os resultados desta investigação mostraram que a escola se encontrava submetida a uma burocratização do sistema escolar que, por meio das relações de poder, submetia as docentes participantes a normas e hierarquias que resultavam, na percepção delas, em situações-limite que, a princípio, não poderiam ser superadas. No entanto, o processo de conscientização, que buscamos instaurar por intermédio de uma prática educativa libertadora, possibilitou uma tomada de consciência da realidade, um rompimento da visão acrítica acerca das situações-limite vivenciadas no contexto escolar e o desenvolvimento de atos-limite para a superação dessas situações e para a construção de uma consciência crítica.pt_BR
dc.format.extent258 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEmpoderamento Docentept_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEmpoderamento docente e educação matemática crítica: em busca de uma prática educativa libertadora nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typetese_doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6684778801921463pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.identifier.capes33003017092P8pt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Ciências e Matemática
dc.contributor.memberChaves, Rodolfo
dc.contributor.memberCompiani, Maurício
dc.contributor.memberViveiro, Alessandra Aparecida
dc.contributor.memberTeixeira, Bea Karla Flores Machado
dc.contributor.memberOliveira, Samuel Rocha de
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9896-9041pt_BR


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