Contribuições de atividades de investigação e exploração com o computador na produção de conhecimento acerca do assunto semelhança

Gimenes, Solange Sardi (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Apresento, neste trabalho, análises de resultados da aplicação de um conjunto de atividades que partiram de processos exploratórios e investigativos com recursos computacionais Superlogo e Geogebra. A experiência teve como objetivo analisar possíveis contribuições desta proposta acerca da produção de conhecimento de geometria e abriu possibilidades para diferentes assuntos, sendo o foco a Semelhança de Triângulos. As atividades investigativas basearam-se em estudos de Ponte e Skovsmose, com as quais os alunos foram desafiados por meio de questões abertas a encontrar resultados de forma experimental. Nessa proposta, o aluno buscou descobrir relações entre objetos matemáticos de forma não linear, com movimentos de idas e vindas, partindo de conhecimentos que já dispunha e, à medida que surgiam dificuldades, novas oportunidades de aprendizagem eram oferecidas. A investigação fez uso de parte das ideias do casal Van Hiele para analisar características do processo de raciocínio geométrico dentro da produção de conhecimento, enquanto os programas computacionais, entre outras contribuições, ampliaram a qualidade da visualização de figuras geométricas e possibilitaram a exploração experimental num ambiente dinâmico e ágil, dando suporte ao aluno para refinar ou corrigir conjecturas baseadas nas próprias construções geométricas. Tais processos, de explorar e investigar com o computador, trouxeram diferentes resultados, os quais se destacaram como formas de estratégias de ensino, provocando o envolvimento do aluno e conduzindo-o a ações favoráveis a sua aprendizagem, como a persistência e o espírito investigativo. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e aconteceu numa escola da rede municipal de Vila Velha/ES. As atividades investigativas foram realizadas pelos sujeitos da pesquisa, alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultado, após a análise das diferentes situações vivenciadas, estruturaram-se tais atividades com a descrição do impacto exercido na produção do conhecimento matemático acerca da semelhança de triângulos, as quais foram organizadas como sugestão de trabalho em sala de aula para outros professores.

ABSTRACT: I present in this paper analyzes the results of applying a set of activities that departed from exploratory and investigative with the computational resources SuperLogo and Geogebra processes. The experiment aimed to examine the possible contributions of this proposal on the production of knowledge of geometry, and opened the possibility for different subjects, in which the focus was similarity of triangles. The investigative activities were based on studies of Bridge and Skovsmose with which students were challenged by open questions to find results experimentally. In this proposal the student sought to discover relationships between mathematical objects non-linearly, with movements back and forth, starting from the knowledge they already had and emerged as the new difficulties learning opportunities were offered. The research made use of the ideas of the couple's van Hiele to analyze characteristics of the geometric reasoning process, within the knowledge production while computer programs, among other contributions increased the quality of visualization of geometric figures, enabled the experimental exploration in an environment dynamic and agile, supporting the student to refine or correct conjectures based on own geometric constructions. Such processes, explore and investigate the computer brought different results, in which stood out as ways of teaching strategies, provoking student engagement, leading him to favor their learning actions, such as persistence, and the investigative spirit. The research was a qualitative approach and happened at a school in the municipal Vila Velha / ES. The research activities were conducted by the research subjects, students in 9th grade of elementary school. As a result, after analyzing the different situations experienced was structured such activities with the description of the impact exercised in the production of mathematical knowledge about similar triangles and were organized as suggested in class work to other teachers.


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