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O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita

dc.contributor.advisorStieg, Vanildo
dc.contributor.authorSaraiva, Aline Francisca
dc.date.accessioned2022-05-20T12:07:29Z
dc.date.available2022-05-20T12:07:29Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSARAIVA, Aline Francisca. O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b80.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1986
dc.description.abstractRESUMO: É fundamental buscar possibilidades que colaborem com processos de apropriação da leitura e de escrita dos alunos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo utilizar o gênero diário como uma possível estratégia para o desenvolvimento dos processos de ler e de escrever. O diário é um gênero textual, que, embora não seja tão utilizado na atualidade, foi bastante explorado ao longo da história, cumprindo diversas funções nas atividades humanas e com diferentes níveis de linguagem, como afirma Lejeune (2008), mas sobretudo servindo como um memorial. Conforme o que é recomendado, desde os PCNs (Parâmetros curriculares Nacionais) bem como pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa deve ser feito a partir do ensino de gêneros textuais para que os alunos produzam sentidos do que leem e que em sua escrita se ampliem a compreensão e a produção textual em diferentes esferas discursivas, constituindo-se sujeitos de seus projetos enunciativos. Com base na perspectiva bakhtiniana de linguagem e de pesquisa, propusemos esta investigação pautada na abordagem qualitativa, cujo desenho metodológico se pautou numa pesquisa interventiva/colaborativa em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Serra, município da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. Assim, pudemos observar, a partir de leituras e escutas sensíveis, o aparecimento do sujeito na escrita dos diários, antes mesmo da sistematização do gênero proposto e de outros gêneros que permearam a escrita dos alunos. No fim desta pesquisa, apresentamos a criação de um manual com orientações para que outros professores de Língua Portuguesa possam desenvolver o Gênero Diário em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent109 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducação - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleO gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escritapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberStieg, Vanildo
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberAlcântara, Regina Godinho de
dc.contributor.memberVidon, Luciano Novaes


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