dc.contributor.advisor | Stieg, Vanildo | |
dc.contributor.author | Saraiva, Aline Francisca | |
dc.date.accessioned | 2022-05-20T12:07:29Z | |
dc.date.available | 2022-05-20T12:07:29Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | SARAIVA, Aline Francisca. O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b80.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1986 | |
dc.description.abstract | RESUMO: É fundamental buscar possibilidades que colaborem com processos de apropriação
da leitura e de escrita dos alunos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo
utilizar o gênero diário como uma possível estratégia para o desenvolvimento dos
processos de ler e de escrever. O diário é um gênero textual, que, embora não seja
tão utilizado na atualidade, foi bastante explorado ao longo da história, cumprindo
diversas funções nas atividades humanas e com diferentes níveis de linguagem, como
afirma Lejeune (2008), mas sobretudo servindo como um memorial. Conforme o que
é recomendado, desde os PCNs (Parâmetros curriculares Nacionais) bem como pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa
deve ser feito a partir do ensino de gêneros textuais para que os alunos produzam
sentidos do que leem e que em sua escrita se ampliem a compreensão e a produção
textual em diferentes esferas discursivas, constituindo-se sujeitos de seus projetos
enunciativos. Com base na perspectiva bakhtiniana de linguagem e de pesquisa,
propusemos esta investigação pautada na abordagem qualitativa, cujo desenho
metodológico se pautou numa pesquisa interventiva/colaborativa em uma turma do 8º
ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Serra, município da Grande
Vitória, no estado do Espírito Santo. Assim, pudemos observar, a partir de leituras e
escutas sensíveis, o aparecimento do sujeito na escrita dos diários, antes mesmo da
sistematização do gênero proposto e de outros gêneros que permearam a escrita dos
alunos. No fim desta pesquisa, apresentamos a criação de um manual com
orientações para que outros professores de Língua Portuguesa possam desenvolver
o Gênero Diário em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 109 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Educação - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Stieg, Vanildo | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Alcântara, Regina Godinho de | |
dc.contributor.member | Vidon, Luciano Novaes | |
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