dc.contributor.advisor | Dell Santo, Amábeli | |
dc.contributor.author | Freitas, Cleidiane Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T18:03:41Z | |
dc.date.available | 2022-05-18T18:03:41Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Cleidiane Rodrigues de. Quebrando paradigmas e revendo conceitos : um ensino projetual para uma sala de aula no Ifes Campus Linhares. 2022. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1981 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O espaço físico da sala de aula e suas características exercem grande impacto sobre o comportamento de seus usuários, podendo interferir no processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um ensaio projetual para uma sala de aula do Ifes Campus Linhares, baseando-se em conceitos da Psicologia Ambiental e considerando a aplicação de novas práticas pedagógicas. Para isso, a revisão bibliográfica e o desenvolvimento da pesquisa obtiveram fundamentação na medida em que apresentaram o contexto histórico da arquitetura escolar e analisando o significado do espaço físico da sala de aula, levantando ainda conceitos como territorialidade, pertencimento e apropriação, além de estudar os elementos estressores e a sua influência no processo de aprendizagem. Como metodologia utilizada para verificar as demandas dos usuários e realizar um diagnóstico do espaço, efetuou-se a aplicação de uma Avaliação Pós-Ocupação (APO), com uma abordagem multimétodos valendo-se de instrumentos como: As Built, Levantamentos Físicos e Registros Visuais, Mapa Comportamental, Entrevistas, Seleção Visual e Questionário. Deste modo foi possível entender quais são as principais características que têm influência sobre as atividades realizadas no espaço, e sobre o comportamento, além de identificar as principais demandas dos usuários para assim propor melhorias que sejam pertinentes a realidade da instituição. Os resultados obtidos com a aplicação dos instrumentos demonstram a necessidade de ambientes de ensino que sejam condizentes com o desejo dos usuários, apresentando mais suporte à tecnologia, mais conforto, que sejam espaços agradáveis e estimulantes para o aprendizado. Estas informações juntamente com os estudos bibliográficos, proporcionaram a elaboração de uma proposta de reforma do interior da sala de aula com intuito de criar um espaço que seja propício às mais diversas práticas pedagógicas e ainda possibilite bem-estar, conforto, mobilidade, flexibilidade e uma melhor relação entre espaço e usuário para o processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The physical space of a classroom and its characteristics has great impact on user’s behavior, which might interfere on the process of teaching/learning. In this context, the aim of this research was to develop a project essay for a classroom of Ifes Campus
Linhares, relying on concepts of Environmental Psychology and considering the
implementation of new pedagogical practices. For that, the literature review and the
development of the research obtained substantiation as it presented the historic context
of school architecture and analyzed the significance of the physical space of classroom,
bringing up furthermore concepts of territoriality, belonging and occupation, studying
also the stressor elements and its influence on the process of learning. As methodology
applied to list the demands of users and create a diagnostic of the space, it was
performed a Post-Occupancy Evaluation (POE), with a multimethod approach utilizing
tools as: As Built, records of physical and visual characteristics, behavioral maps,
interviews, visual selection and questionnaire. Thus, is was possible to understand
which are the main characteristics that influence the activities realized in that place, as
so the behavior, furthermore identifying the main demands of users, in order to propose
relevant improvements to the situation. The results obtained with the tools application
show the necessities of a learning environment that is befitting with what the users want,
that is supportive to technology, comfortable, pleasing and that stimulates the learning
process. That information, allied with the literature studies, supported the elaboration of
a refurbish proposal of the interior of a classroom that has its goal in being propitious to
the most diverse pedagogical practices, enabling also well-being, comfort, mobility,
flexibility and a better relation between space and user to learning process. | pt_BR |
dc.format.extent | 149 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_restrito | pt_BR |
dc.subject | Salas de aula – Ambiente – Estímulos | pt_BR |
dc.subject | Psicologia ambiental – Escolas | pt_BR |
dc.subject | Edíficios escolares – Arquitetura | pt_BR |
dc.title | Quebrando paradigmas e revendo conceitos : um ensaio projetual para uma sala de aula no Ifes Campus Linhares | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Costa, Lizele Sthel | |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5541723997171955 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/0130668850683387 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo | |
dc.contributor.member | Amorim, Alexandre Cypreste | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9884543324330516 | pt_BR |
Redes Sociais