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Quebrando paradigmas e revendo conceitos : um ensaio projetual para uma sala de aula no Ifes Campus Linhares

dc.contributor.advisorDell Santo, Amábeli
dc.contributor.authorFreitas, Cleidiane Rodrigues de
dc.date.accessioned2022-05-18T18:03:41Z
dc.date.available2022-05-18T18:03:41Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationFREITAS, Cleidiane Rodrigues de. Quebrando paradigmas e revendo conceitos : um ensino projetual para uma sala de aula no Ifes Campus Linhares. 2022. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1981
dc.description.abstractRESUMO: O espaço físico da sala de aula e suas características exercem grande impacto sobre o comportamento de seus usuários, podendo interferir no processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um ensaio projetual para uma sala de aula do Ifes Campus Linhares, baseando-se em conceitos da Psicologia Ambiental e considerando a aplicação de novas práticas pedagógicas. Para isso, a revisão bibliográfica e o desenvolvimento da pesquisa obtiveram fundamentação na medida em que apresentaram o contexto histórico da arquitetura escolar e analisando o significado do espaço físico da sala de aula, levantando ainda conceitos como territorialidade, pertencimento e apropriação, além de estudar os elementos estressores e a sua influência no processo de aprendizagem. Como metodologia utilizada para verificar as demandas dos usuários e realizar um diagnóstico do espaço, efetuou-se a aplicação de uma Avaliação Pós-Ocupação (APO), com uma abordagem multimétodos valendo-se de instrumentos como: As Built, Levantamentos Físicos e Registros Visuais, Mapa Comportamental, Entrevistas, Seleção Visual e Questionário. Deste modo foi possível entender quais são as principais características que têm influência sobre as atividades realizadas no espaço, e sobre o comportamento, além de identificar as principais demandas dos usuários para assim propor melhorias que sejam pertinentes a realidade da instituição. Os resultados obtidos com a aplicação dos instrumentos demonstram a necessidade de ambientes de ensino que sejam condizentes com o desejo dos usuários, apresentando mais suporte à tecnologia, mais conforto, que sejam espaços agradáveis e estimulantes para o aprendizado. Estas informações juntamente com os estudos bibliográficos, proporcionaram a elaboração de uma proposta de reforma do interior da sala de aula com intuito de criar um espaço que seja propício às mais diversas práticas pedagógicas e ainda possibilite bem-estar, conforto, mobilidade, flexibilidade e uma melhor relação entre espaço e usuário para o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The physical space of a classroom and its characteristics has great impact on user’s behavior, which might interfere on the process of teaching/learning. In this context, the aim of this research was to develop a project essay for a classroom of Ifes Campus Linhares, relying on concepts of Environmental Psychology and considering the implementation of new pedagogical practices. For that, the literature review and the development of the research obtained substantiation as it presented the historic context of school architecture and analyzed the significance of the physical space of classroom, bringing up furthermore concepts of territoriality, belonging and occupation, studying also the stressor elements and its influence on the process of learning. As methodology applied to list the demands of users and create a diagnostic of the space, it was performed a Post-Occupancy Evaluation (POE), with a multimethod approach utilizing tools as: As Built, records of physical and visual characteristics, behavioral maps, interviews, visual selection and questionnaire. Thus, is was possible to understand which are the main characteristics that influence the activities realized in that place, as so the behavior, furthermore identifying the main demands of users, in order to propose relevant improvements to the situation. The results obtained with the tools application show the necessities of a learning environment that is befitting with what the users want, that is supportive to technology, comfortable, pleasing and that stimulates the learning process. That information, allied with the literature studies, supported the elaboration of a refurbish proposal of the interior of a classroom that has its goal in being propitious to the most diverse pedagogical practices, enabling also well-being, comfort, mobility, flexibility and a better relation between space and user to learning process.pt_BR
dc.format.extent149 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectSalas de aula – Ambiente – Estímulospt_BR
dc.subjectPsicologia ambiental – Escolaspt_BR
dc.subjectEdíficios escolares – Arquiteturapt_BR
dc.titleQuebrando paradigmas e revendo conceitos : um ensaio projetual para uma sala de aula no Ifes Campus Linharespt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Lizele Sthel
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5541723997171955pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/0130668850683387pt_BR
ifes.course.undergraduateBacharelado em Arquitetura e Urbanismo
dc.contributor.memberAmorim, Alexandre Cypreste
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9884543324330516pt_BR


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