Perspectivas dos espaços de educação não formal e da abordagem CTSA na formação do técnico em mineração : um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Castilho, Evanizis Dias Frizzera (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O presente trabalho pretende investigar como a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a utilização de espaços de educação não formal podem influenciar a formação do Curso Técnico em Mineração do IFES Campus Cachoeiro de Itapemirim na perspectiva de uma educação profissional que responda aos desafios do mundo contemporâneo, de forma comprometida com as questões socioambientais. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e buscou analisar documentos para avaliação curricular do curso Técnico em Mineração, levantar a percepção dos alunos sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente através de questionários e avaliar a utilização de espaços de educação não formal durante a formação técnica. Foi possível constatar que a utilização da abordagem CTSA e de espaços de educação não formal são ferramentas facilitadoras ao aprendizado, contribuindo de forma singular na construção do conhecimento. No ensino profissionalizante, em particular no curso Técnico em Mineração, observamos que estes espaços ajudam os alunos a associar, de maneira prática, os conceitos acadêmicos à realidade de sua futura carreira, possibilitando, ainda, uma melhor compreensão dos possíveis impactos relativos à aplicação da ciência e tecnologia na sociedade. Durante a análise do projeto político-pedagógico, verificamos que as questões referentes à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente não são tratadas conjuntamente na maior parte das disciplinas do curso e que as discussões acerca das questões ambientais, tão relevantes no setor de mineração, aparecem de forma discreta. Como produto final da dissertação do mestrado do programa Educimat, buscamos construir um guia didático intitulado “Espaços de Educação Não Formal: Potencializando a Educação Cidadã no Curso Técnico em Mineração”, tendo o objetivo de incentivar os professores a trabalharem os espaços de educação não formal com foco CTSA e mostrar que a educação profissional precisa estar comprometida com a transformação de métodos de trabalho e com a formação de cidadãos críticos.

ABSTRACT: This paper intends to investigate how the CTSA approach and the use non-formal spaces of education can influence the formation of the Technical Course in Mining of IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim the perspective of a professional education that meets the challenges of the contemporary world, the way compromised with social and environmental issues. The research was conducted using a qualitative approach and sought to analyze documents for curriculum evaluation of the Technical Course in Mining, raise the awareness of students about science, technology, society and environment through questionnaires and evaluate the use of non-formal spaces of education for technical training . It was found that the use of CTSA approach and non-formal areas of education are facilitators of learning tools, contributing in a unique way in the construction of knowledge. In vocational education, particularly in the Technical Course in Mining, we observed that these spaces help students associate, in a practical way, the academic reality of your future career concepts, also enabling a better understanding of the possible impacts on the implementation of science and technology on society. During the analysis of the political-pedagogical Project we found that the issues of science, technology, society and environment are not addressed jointly in most disciplines of the course and that discussions about, so relevant in the mining sector environmental issues appear discreetly. As a final product of the master's dissertation Educimat program, we seek to build a teaching guide entitled "Spaces of Non-Formal Education: Leveraging the Citizen Education in Technical Course in Mining", with the aim to encourage teachers to work spaces of non-formal education focusing CTSA and show that professional education must be committed to the transformation of working methods and the formation of critical citizens.


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