dc.contributor.advisor | Oliveira, Eduardo Augusto Moscon | |
dc.contributor.author | Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T16:53:34Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T16:53:34Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | FALK, Josilene Erlacher Werneck Machado. A parceria educativa entre museu e escola na articulação da educação científica: uma proposta para Domingos Martins/ES. 2014. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/197 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Trabalho que discute e propõe a parceria educativa entre museu e escola para a
potencialização da educação e cultura científica. Com base nas discussões sobre o
potencial educativo de espaços não-escolares, especialmente os museus, procura
compreender o papel destes ambientes na formação humana, sua função social e
trajetória histórico-política. Destaca a importância de uma relação sinérgica entre
museus e escola, numa perspectiva histórico-cultural, visando à formação integral
dos indivíduos e acessibilidade ao conhecimento, afim de que se tornem ferramenta
de emancipação humana. A investigação está inserida numa perspectiva histórico–
cultural tanto do ponto de vista do ensino e aprendizagem como do metodológico.
Em uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos em etapas conforme
metodologia da pesquisa-ação, onde após o diagnóstico foi dado início a um
processo social coletivo que deu origem a uma proposta de constituição de espaço
museal. Os protagonistas deste estudo foram professores e técnicos da rede
municipal de educação do município de Domingos Martins. As estratégias
metodológicas utilizada na pesquisa-ação foram: a aplicação de questionário, o
registro em diário dos seminários nos grupos de estudo. Também foram realizadas
visitas técnicas a diferentes espaços em diferentes estados, com registro de suas
atividades. Ao final, foi elaborada uma proposta, constituída por meio de um
processo social coletivo, a partir de dados gerados nas discussões e reflexões dos
professores participantes do grupo de estudos e pesquisa. Os resultados
apresentaram, em um primeiro momento, que de forma geral, os professores da
rede necessitam conhecer melhor o potencial educativo de espaços não-escolares,
obter suporte teórico e condições de instrumentalizar atividades nestes lugares. No
segundo momento, os resultados apontam que a partir de processos formativos é
possível mudar esta realidade e criar um espaço político de discussão e propostas
de mudança de realidade local. O grupo desenvolveu uma proposta de atividades
museais que foi entregue ao município, com demanda para realização de
exposições temporárias, que veio integrar o produto final deste trabalho: a
elaboração de um livro eletrônico que trata da elaboração de exposições científico-
culturais como um ponto de parceria entre o museu-escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Work that proposes and discusses the educational partnership between museum and
school for the enhancement of education and scientific culture. Based on the
discussions about the educational potential of non-school spaces, especially
museums, seeks to understand the role of these environments on human
development, its social, historical and political trajectory. Highlights the importance of
a synergistic relationship between museums and school, a cultural-historical
perspective, aiming at the integral formation of individuals and accessibility to
knowledge, so that they become human emancipation tool. The research is
embedded in a cultural-historical perspective from the point of view of teaching and
learning as the methodology. In a qualitative approach, data were produced in steps
according to the methodology of action research, where after diagnosis was initiated
a collective social process that led to a proposal to set up museum space. The
protagonists of this study were teachers and technicians from the municipal
education in the municipality of Domingos Martins. The methodological strategies
used in action research were: questionnaires, journaling seminars in study groups.
Techniques to different areas in different states, with a record of their activities visits
were also undertaken. At the end, a proposal was drafted, formed by means of a
collective social process, from data generated in the discussions and reflections of
teachers participating in the study group and research. The results showed, at first,
that in general, teachers need to network better understand the educational potential
of non-school spaces, to obtain theoretical support and conditions of exploiting
activities in these places. In the second phase, the results indicate that from
formative processes is possible to change this situation and create a political space
for discussion and proposals for change in local reality. The group developed a
proposal for museological activities that was delivered to the municipality, with
demand for holding temporary exhibitions, which came integrate the final product of
this work: the development of an electronic book that deals with the development of
scientific and cultural exhibits as a point of partnership between the museum-school. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Métodos de ensino empregados fora da sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.title | A parceria educativa entre museu e escola na articulação da educação científica : uma proposta para Domingos Martins/ES | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
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