Show simple item record

Uso de microssimulação na análise de desempenho da intervenção viária proposta no estudo de caso da rotatória do Dório Silva, E.S., Brasil

dc.contributor.advisorLeitão, Leivisgton Jansen Silvestre
dc.contributor.authorTeodoro, Roberta Mendes Leoncio
dc.date.accessioned2022-05-17T13:31:31Z
dc.date.available2022-05-17T13:31:31Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationTEODORO, Roberta Mendes Leônciio. Uso de microssimulação na análise de desempenho da intervenção viária proposta no estudo de caso da rotatória do Dório Silva, E.S., Brasil. 2021. 46 f. Monografia (Especialização) - Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Urbana, Instituto Federal do Espírito Santo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1975
dc.description.abstractRESUMO: A realização de uma intervenção viária em uma rotatória no município da Serra – ES é a concretização de parte de um projeto maior de priorização do transporte coletivo, financiado pelo Programa de Mobilidade da Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS e vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, de imediato, uma melhoria no tráfego de veículos motorizados, junto ao principal Centro Econômico do município, inserido entre os bairros mais populosos da cidade. Sem a execução da melhoria física dessa interseção, os conflitos já verificados podem ser potencializados com a consolidação do crescimento urbano regional. O presente trabalho visa verificar o desempenho operacional da interseção, nos cenários atual e futuro, considerando ainda o aumento da frota nos próximos anos, bem como a tendência do uso e ocupação dos vazios urbanos que podem influenciar significativamente no trânsito local. Para tal, foram modelados 4 cenários em um microssimulador de tráfego: Cenário 01 (Atual), Cenário 02 (acréscimo de 161% no volume tráfego em função do aumento da frota e populacional até 2033), Cenário 03 (cenário 2 com alteração na geometria da interseção) e Cenário 4 (cenário 3 com redistribuição do tráfego). Os resultados indicam uma melhora significativa das medidas de desempenho para o Cenário 3 apresentando redução do tamanho das filas superior a 54% ou até eliminação total das filas e redução de 91% nos tempos de atraso, com melhoria para o nível de serviço A em diversos trechos da interseção. No cenário 4 estes índices melhoram ainda mais, eliminando as filas e os atrasos.pt_BR
dc.format.extent46 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfego - Serra (ES)pt_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxo - Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.titleUso de microssimulação na análise de desempenho da intervenção viária proposta no estudo de caso da rotatória do Dório Silva, E.S., Brasilpt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.course.underposgraduateEngenharia de Infraestrutura Urbana
dc.contributor.memberSantório, Élvio Antônio
dc.contributor.memberLaus, Antônio Luiz
dc.contributor.memberLeitão, Leivisgton Jansen Silvestre


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record