dc.contributor.advisor | Leitão, Leivisgton Jansen Silvestre | |
dc.contributor.author | Teodoro, Roberta Mendes Leoncio | |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T13:31:31Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T13:31:31Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | TEODORO, Roberta Mendes Leônciio. Uso de microssimulação na análise de desempenho da intervenção viária proposta no estudo de caso da rotatória do Dório Silva, E.S., Brasil. 2021. 46 f. Monografia (Especialização) - Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Urbana, Instituto Federal do Espírito Santo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1975 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A realização de uma intervenção viária em uma rotatória no município da Serra – ES
é a concretização de parte de um projeto maior de priorização do transporte coletivo,
financiado pelo Programa de Mobilidade da Caixa Econômica Federal com recursos
do FGTS e vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, de imediato, uma
melhoria no tráfego de veículos motorizados, junto ao principal Centro Econômico do
município, inserido entre os bairros mais populosos da cidade. Sem a execução da
melhoria física dessa interseção, os conflitos já verificados podem ser potencializados
com a consolidação do crescimento urbano regional. O presente trabalho visa verificar
o desempenho operacional da interseção, nos cenários atual e futuro, considerando
ainda o aumento da frota nos próximos anos, bem como a tendência do uso e
ocupação dos vazios urbanos que podem influenciar significativamente no trânsito
local. Para tal, foram modelados 4 cenários em um microssimulador de tráfego:
Cenário 01 (Atual), Cenário 02 (acréscimo de 161% no volume tráfego em função do
aumento da frota e populacional até 2033), Cenário 03 (cenário 2 com alteração na
geometria da interseção) e Cenário 4 (cenário 3 com redistribuição do tráfego). Os
resultados indicam uma melhora significativa das medidas de desempenho para o
Cenário 3 apresentando redução do tamanho das filas superior a 54% ou até
eliminação total das filas e redução de 91% nos tempos de atraso, com melhoria para
o nível de serviço A em diversos trechos da interseção. No cenário 4 estes índices
melhoram ainda mais, eliminando as filas e os atrasos. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de tráfego - Serra (ES) | pt_BR |
dc.subject | Trânsito - Fluxo - Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Tráfego urbano | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.title | Uso de microssimulação na análise de desempenho da intervenção viária proposta no estudo de caso da rotatória do Dório Silva, E.S., Brasil | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Engenharia de Infraestrutura Urbana | |
dc.contributor.member | Santório, Élvio Antônio | |
dc.contributor.member | Laus, Antônio Luiz | |
dc.contributor.member | Leitão, Leivisgton Jansen Silvestre | |
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