dc.contributor.advisor | Deorce, Mariluza Sartori | |
dc.contributor.author | Lima, Ludovico Muniz | |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T13:04:19Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T13:04:19Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Ludovico Muniz. 'Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê': contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental I. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000019/0000190a.pdf. Acesso em: 25 nov. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1972 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa tem por tema central a Capoeira Angola como práxis educativa afro-
brasileira de grande relevância para uma formação humana integral e como
possibilidade de alargar as perspectivas da prática escolar. O objetivo é a
investigação de práticas educativas para o ensino de história e cultura afro-brasileira
no ensino fundamental I por meio do ensino da Capoeira Angola, valorizando, neste
processo, os saberes-fazeres e identidade afro-brasileira. A discussão teórica tem
por base debates contemporâneos sobra a perspectiva “decolonial” como elemento
de combate a discursos e práticas eurocêntricas/coloniais, especialmente nos
ambientes formais de educação, dialogando com leituras sobre o universo filosófico
cultural afro-brasileiro e a dimensão histórica e educativa da capoeira. O lócus da
pesquisa é a Escola Municipal de Ensino fundamental (EMEF) “Edna de Mattos
Siqueira Gáudio”, localizada no bairro Jesus de Nazareth em Vitória-ES. O
desenvolvimento do trabalho ocorreu com a turma matutina do projeto tempo
integral, crianças de 7 a 10 anos de idade, oriundas do primeiro e segundo ciclo do
ensino fundamental I, por meio de atuação como “oficineiros”, trabalhando com aulas
de Capoeira Angola duas vezes por semana. Para realizar o trabalho, recorreu-se ao
método participativo, fazendo dos valores civilizatórios afro-brasileiros imanentes à
Capoeira Angola (ancestralidade, oralidade, musicalidade, corporalidade, ludicidade,
comunidade) fios condutores para a realização das práticas educativas em questão,
utilizando também elementos da metodologia problematizadora de Paulo Freire.
Conclui-se grande valia e efetividade das práticas educativas desenvolvidas ao
longo da pesquisa, possibilitando a abordagem do conteúdo de história e cultura
afro-brasileira de forma lúdica e participativa, indicando, assim, a Capoeira Angola
como valiosa práxis educativa a contribuir na formação básica brasileira,
especificamente evidenciada em nossa pesquisa, no que concerne à implementação
da Lei 10.639. | pt_BR |
dc.format.extent | 107 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Capoeira Angola | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | "Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê" : contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Deorce, Mariluza Sartori | |
dc.contributor.member | Sagarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.member | Forde, Gustavo Henrique Araújo | |
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