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"Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê" : contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental I

dc.contributor.advisorDeorce, Mariluza Sartori
dc.contributor.authorLima, Ludovico Muniz
dc.date.accessioned2022-05-17T13:04:19Z
dc.date.available2022-05-17T13:04:19Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationLIMA, Ludovico Muniz. 'Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê': contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental I. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000019/0000190a.pdf. Acesso em: 25 nov. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1972
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa tem por tema central a Capoeira Angola como práxis educativa afro- brasileira de grande relevância para uma formação humana integral e como possibilidade de alargar as perspectivas da prática escolar. O objetivo é a investigação de práticas educativas para o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental I por meio do ensino da Capoeira Angola, valorizando, neste processo, os saberes-fazeres e identidade afro-brasileira. A discussão teórica tem por base debates contemporâneos sobra a perspectiva “decolonial” como elemento de combate a discursos e práticas eurocêntricas/coloniais, especialmente nos ambientes formais de educação, dialogando com leituras sobre o universo filosófico cultural afro-brasileiro e a dimensão histórica e educativa da capoeira. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal de Ensino fundamental (EMEF) “Edna de Mattos Siqueira Gáudio”, localizada no bairro Jesus de Nazareth em Vitória-ES. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com a turma matutina do projeto tempo integral, crianças de 7 a 10 anos de idade, oriundas do primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental I, por meio de atuação como “oficineiros”, trabalhando com aulas de Capoeira Angola duas vezes por semana. Para realizar o trabalho, recorreu-se ao método participativo, fazendo dos valores civilizatórios afro-brasileiros imanentes à Capoeira Angola (ancestralidade, oralidade, musicalidade, corporalidade, ludicidade, comunidade) fios condutores para a realização das práticas educativas em questão, utilizando também elementos da metodologia problematizadora de Paulo Freire. Conclui-se grande valia e efetividade das práticas educativas desenvolvidas ao longo da pesquisa, possibilitando a abordagem do conteúdo de história e cultura afro-brasileira de forma lúdica e participativa, indicando, assim, a Capoeira Angola como valiosa práxis educativa a contribuir na formação básica brasileira, especificamente evidenciada em nossa pesquisa, no que concerne à implementação da Lei 10.639.pt_BR
dc.format.extent107 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCapoeira Angolapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.title"Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê" : contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em Ensino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberDeorce, Mariluza Sartori
dc.contributor.memberSagarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.memberForde, Gustavo Henrique Araújo


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