"Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê" : contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental I
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa tem por tema central a Capoeira Angola como práxis educativa afro- brasileira de grande relevância para uma formação humana integral e como possibilidade de alargar as perspectivas da prática escolar. O objetivo é a investigação de práticas educativas para o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental I por meio do ensino da Capoeira Angola, valorizando, neste processo, os saberes-fazeres e identidade afro-brasileira. A discussão teórica tem por base debates contemporâneos sobra a perspectiva “decolonial” como elemento de combate a discursos e práticas eurocêntricas/coloniais, especialmente nos ambientes formais de educação, dialogando com leituras sobre o universo filosófico cultural afro-brasileiro e a dimensão histórica e educativa da capoeira. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal de Ensino fundamental (EMEF) “Edna de Mattos Siqueira Gáudio”, localizada no bairro Jesus de Nazareth em Vitória-ES. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com a turma matutina do projeto tempo integral, crianças de 7 a 10 anos de idade, oriundas do primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental I, por meio de atuação como “oficineiros”, trabalhando com aulas de Capoeira Angola duas vezes por semana. Para realizar o trabalho, recorreu-se ao método participativo, fazendo dos valores civilizatórios afro-brasileiros imanentes à Capoeira Angola (ancestralidade, oralidade, musicalidade, corporalidade, ludicidade, comunidade) fios condutores para a realização das práticas educativas em questão, utilizando também elementos da metodologia problematizadora de Paulo Freire. Conclui-se grande valia e efetividade das práticas educativas desenvolvidas ao longo da pesquisa, possibilitando a abordagem do conteúdo de história e cultura afro-brasileira de forma lúdica e participativa, indicando, assim, a Capoeira Angola como valiosa práxis educativa a contribuir na formação básica brasileira, especificamente evidenciada em nossa pesquisa, no que concerne à implementação da Lei 10.639.
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