dc.contributor.advisor | Amado, Manuella Villar | |
dc.contributor.author | Dias, Marina Cadete da Penha | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T16:48:10Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T16:48:10Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Marina Cadete da Penha. O museu de ciências da vida como espaço de alfabetização científica: um olhar na formação continuada de professores. 2014. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/196 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Dada à função educativa e ao potencial pedagógico dos museus é domínio comum o
crescente número de professores que passam a utilizar esses espaços. Acerca
disso, torna-se necessário uma olhar especial para a figura do professor, que
desempenha a tarefa de articulação entre a escola e o museu. Desse modo, o
Museu de Ciências da Vida, entendendo que a escola e o museu atuam de forma
colaborativa para a alfabetização científica do cidadão, tem por perspectiva a
formação de professores da educação básica por meio de cursos de formação
continuada, tendo por referencial filosófico os pressupostos da alfabetização
científica com enfoque CTSA, estabelecer a troca de experiências e conhecimento
entre o museu e o professor da educação básica nas áreas biológicas e nas
especificidades da educação museal. Dentro desta perspectiva, este estudo
objetiva-se a contribuir com a formação continuada de professores em museus como
espaços de educação não formal para a alfabetização científica a partir de uma
proposta focada no conteúdo de Sistema Nervoso. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, teórico-empírica, do tipo estudo de caso, que foi apoiada em
observações realizadas pela pesquisadora, entrevistas e questionários aplicados ao
longo da pesquisa, e análise de livros e artigos científicos da área de ensino de
Ciências, formação de professores e pedagogia museal. A pesquisa desenvolveu
como produto final, uma formação continuada de professores no Museu de Ciências
da Vida com a construção colaborativa de um material didático, contendo
sequências didáticas que contemplam atividades a serem trabalhas antes, durante e
depois da visita ao museu, com foco no conteúdo de Sistema Nervoso e na
alfabetização científica com enfoque CTSA. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Given the educational function and the pedagogical potential of museums is common
domain the increasing number of teachers have begun to use these spaces. About it,
it is necessary a special look at the teacher's figure, which performs the task of
coordination between the school and the museum. Thus, the Science Museum of
Life, understanding that the school and the museum work collaboratively to scientific
literacy of citizens, is the perspective of basic education teacher education through
continuing education courses, with the philosophical framework the assumptions of
scientific literacy with CTSA approach, establish the exchange of experiences and
knowledge between the museum and the teacher of basic education in the biological
and the specifics of museum education. Within this perspective, this study aims to
contribute to the continuing education of teachers in museums as informal education
spaces for scientific literacy from a proposal focused on the nervous system of
content. This is a qualitative, theoretical and empirical research, case study, which
was supported by observations made by the researcher, interviews and
questionnaires administered during the research, and analysis of books and scientific
articles in science teaching area, training of teachers and museum pedagogy. The
research was developed as a final product, continuing education of teachers in the
Life Science Museum with the collaborative construction of a didactic material,
containing didactic sequences that include activities to be you work before, during
and after the visit to the museum, focusing on content the nervous system and
scientific literacy with CTSA approach. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Museu de ciências | pt_BR |
dc.subject | Sistema nervoso | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.title | O museu de ciências da vida como espaço de alfabetização científica : um olhar na formação continuada de professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Bittencourt, Athelson Stefanon | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais