COVID-19: a influência da moradia no bem-estar do profissional da educação

Barcelos, Ísis Sant'Ana Oliveira (2022)

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RESUMO: Recentemente, com o cenário da pandemia mundial de COVID-19, tornou-se necessário o isolamento domiciliar para conter a propagação do vírus. Nesse período, diversas instituições escolares foram fechadas e acataram ao ensino remoto como forma de continuar o ano letivo. Assim, muitos educadores tiveram que adequar seus locais de trabalho a suas moradias, o que impactou na sua relação com este local e também em sua saúde mental. Destaca-se que a moradia possui fundamental importância na vida de seus usuários, visto que é o local onde são realizadas atividades rotineiras, compartilhados momentos, e é desenvolvida grande parte da noção identitária do indivíduo. Ao haver alteração na dinâmica relacional pessoa-ambiente envolvendo os aspectos estressores do espaço, prejudica-se a estimulação do sentimento de pertencimento para com o ambiente e pode-se ocasionar emoções como estresse e ansiedade. A partir disso, o principal objetivo dessa pesquisa consiste em analisar a relação entre os aspectos físicos da moradia e a saúde mental do usuário no contexto pandêmico, tendo como público-alvo os profissionais da educação de São Mateus-ES. Dessa maneira, foi proposto um projeto arquitetônico, a nível de estudo preliminar, para a melhoria da residência que apresentou os piores índices encontrados após serem analisados os dados do Questionário aplicado à 60 profissionais. Para este fim, foi realizado um diagnóstico do local a partir da Avaliação Pós-ocupação (APO) e conceitos da Psicologia Ambiental. Para análise da residência escolhida, realizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: Levantamento, Ficha Inventário Walkthrough, Poema dos Desejos, Entrevista e Seleção Visual. A proposta do projeto de reforma arquitetônica objetivou a resolução das problemáticas identificadas, sendo as principais dificuldades encontradas relacionadas aos confortos lumínico, ergonômico e térmico, a ausência de elementos que promovessem a apropriação dos espaços e aspectos de manutenção ruins nas alvenarias. Desse modo, as soluções aplicadas visaram promover ambientes residenciais restauradores que não influenciassem negativamente na saúde mental dos usuários. Por fim, tornou-se possível compreender a relação dos profissionais de educação com suas moradias, principalmente durante a pandemia, e obter resultados suficientes para contribuir com a qualidade de vida desses moradores.

ABSTRACT: Recently, with the backdrop of the global COVID-19 pandemic, home isolation has become necessary to contain the spread of the virus. During this period, several school institutions were closed and accepted remote teaching as a way to continue the school year. Thus, many educators had to adapt their workplaces to their homes, which impacted their relationship with this place and also their mental health. It is noteworthy that housing is of fundamental importance in the lives of its users, as it is the place where routine activities are performed, moments shared, and a large part of the individual's notion of identity is developed. When there is a change in the person-environment relational dynamics involving the stressful aspects of space, the stimulation of the feeling of belonging to the environment is impaired and emotions such as stress and anxiety can be caused. From this, the main objective of this research is to analyze the relationship between the physical aspects of housing and the mental health of the user in the pandemic context, with education professionals from São Mateus-ES as a target audience. Thus, an architectural project was proposed, at the level of a preliminary study, for the improvement of the residence, which presented the worst rates found after analyzing the data from the Questionnaire applied to 60 professionals. For this purpose, a diagnosis of the site was carried out based on the Post-Occupation Assessment (POE) and also concepts of Environmental Psychology. To analyze the chosen residence, the following methodological procedures were carried out: Survey, Walkthrough Inventory Form, Poem of Desires, Interview and Visual Selection. The proposed architectural reform project aimed to solve the problems identified, the main difficulties encountered being related to lighting, ergonomic and thermal comfort, the absence of elements that would promote the appropriation of spaces, and poor maintenance aspects in the masonry. Thus, the applied solutions aimed to promote restorative residential environments that did not negatively influence the mental health of users. Finally, it became possible to understand the relationship of education professionals with their homes, especially during the pandemic, and sufficient results were obtained to contribute to the quality of life of these residents.