Design thinking integrado aos estudo da ergonomia e acessibilidade nas salas de aula

Farias, Fernanda (2022)

tcc

RESUMO: O Design Thinking é uma ferramenta utilizada para estimular a resolução de problemas de forma criativa e colaborativa em diversas áreas. A partir desse modelo de resolução de problemas, este trabalho traz o estudo da ergonomia e acessibilidade na sala de aula, modalidade que estuda as relações existentes entre os seres humanos com a finalidade de proporcionar conforto, bem estar, segurança e bom desempenho das suas atividades. A metodologia aplicada neste trabalho se baseia em uma revisão de literatura que busca compreender a dinâmica e aplicabilidade das funcionalidades da ergonomia, proporcionada pelas etapas do Design Thinking (DT). Assim, observou-se por meio deste estudo que a aplicação de ferramentas do Design Thinking e aplicação da ergonomia no ambiente escolar, melhora o desempenho, motivação e desperta o interesse dos alunos de forma que se tornem protagonistas de seu aprendizado.

ABSTRACT : Design Thinking is a tool used to stimulate problem solving in a creative and collaborative way in several areas. From this problem solving model, this work brings the study of ergonomics and accessibility in the classroom, a modality that studies the existing relationships between human beings in order to provide comfort, well-being, safety and good performance of their activities. . The methodology applied in this work is based on a literature review that seeks to understand the dynamics and applicability of ergonomics features, provided by the stages of Design Thinking (DT). Thus, it was observed through this study that the application of Design Thinking tools and application of ergonomics in the school environment, improves performance, motivation and arouses the interest of students so that they become protagonists of their learning.


Collections: