dc.contributor.advisor | Caliari, Rogério Omar | |
dc.contributor.author | Sivirino, Verônica Castro | |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T14:30:34Z | |
dc.date.available | 2022-05-12T14:30:34Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Sivirino, Verônica Castro. O trabalho-cuidado de técnicos de enfermagem no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (1981-2003). 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1955 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo teve por finalidade realizar um resgate histórico do cuidado em saúde como Trabalho profissional e detectar como esta prática era representada pela categoria dos Técnicos de Enfermagem do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Órgão suplementar da Universidade Federal do Espírito Santo). O recorte temporal utilizado compreendeu o período entre 1981 e 2003 em que ocorreram mudanças nas configurações das políticas públicas de saúde, além do fato específico desta Instituição de saúde ter se tornado Hospital Universitário. O modelo de análise utilizado para a produção de dados abrangeu pesquisa qualitativa com recursos de entrevistas semiestruturadas, além de discussão bibliográfica. Na interpretação dos dados obtidos utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) como forma de interpretar os sentidos e significações presentes nos discursos dos sujeitos em determinados contextos social e, sobretudo, histórico. Como embasamento para a construção do resgate aqui proposto apreendemos os conceitos de Memória, Identidade, Representações e Experiência histórica nos pressupostos de Jacques Le Goff (2012), Thomas Tadeu da Silva (2000), Roger Chartier (1990) e Edward P. Thompson (1987). Nos resultados esperados verificamos que a existência de registros sem efetividade, a desvalorização da própria categoria dos profissionais de saúde de nível médio reforçada principalmente pela centralidade de outros cargos, a indiferença das gestões, os poucos benefícios no que diz respeito a melhores condições de trabalho e a qualificação insuficiente e horizontal são fatores que explicitamente reforçaram o esquecimento e a invisibilidade do Técnico de Enfermagem no cenário da saúde. Já os resultados inesperados nos falaram que embora existam relações discrepantes, os conflitos não conferem prejuízo à realização do cuidado e valeu destaque a retribuição do paciente quanto ao reconhecimento do profissional. Por fim, inferimos que o segmento estudado enxerga relevância no próprio fazer numa perspectiva de Trabalho-Cuidado enxergando o outro de forma atenta e despretensiosa num cenário que supera a finalidade terapêutica. A pesquisa culmina no produto educacional no formato de vídeo educativo como alternativa didática para que os profissionais possam conhecer a própria história de sua prática profissional contribuindo para se repensarem e complementarem o Trabalho na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This paper aims at making a historical rescue of health care as a professional job and detecting how this practice was represented by nurse technicians from Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, which belongs to the Federal University of Espírito Santo. The time frame used comprised the period between 1981 and 2003 when great changes in health public policies occurred, besides the specific fact that this health institution became a University Hospital. A qualitative research with a semi-structured interview and a bibliografical discussion were carried out for data production. The discursive textual analysis was utilized as means of data interpretation of the meanings contained in the speeches in certain social contexts and, above all, historical ones. As a basis for the construction of rescue proposed in this research, the concepts of memory, identity, representations and historical experience are perceived on Jacques Le Goff (2012), Thomas Tadeu da Silva (2000), Roger Chartier (1990) e Edward P. Thompson’s assumptions (1987). In the expected results section, it is verified that the existence of records without effectiveness, the devaluation of professionals, reinforced mainly by the centrality of other positions, the indifference by the managers, the few benefits concerning better physical working conditions and the insufficient and horizontal qualification are factors that explicitly reinforced the forgetfulness and the invisibility of nurse technicians in health scenario. Meanwhile, in the unexpected results section, it was shown that even though there are discrepant relations, the conflicts do not cause damage to health care and it was worth pinpointing the patient’s retribution regarding professional acknowledgement. Finally, it is inferred that professionals see relevance in what they do in a perspective of care work, seeing the other in a attentively and unpretentiously way, in a scenario that overcomes therapeutic purpose. In the end, an audiovisual resource was created that represented a didactic alternative so that the professionals could know the very history of their professional practice, contributing to the rethinking and the complementation of work nowadays | pt_BR |
dc.format.extent | 163 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Trabalho-cuidado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Experiência histórica | pt_BR |
dc.title | O trabalho-cuidado de técnicos de enfermagem no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (1981-2003) | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=7B7889C3FAF0DC348E3F77A9E9085A53# | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino | pt_BR |
ifes.researchArea | Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7842507822377428 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação profissional e tecnológica | |
dc.contributor.member | Caliari, Rógerio Ormar | |
dc.contributor.member | Piontkovsky, Danielle | |
dc.contributor.member | Goularte, Rodrigo da Silva | |
dc.contributor.member | Foerste, Erineu | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4709365241426340 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8472065363809812 | pt_BR |
Redes Sociais