História da matemática no processo educativo : um desenho da prática docente em Teixeira de Freitas, Bahia

Santos Junior, Clovis Lisboa dos (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A respectiva pesquisa analisa as questões epistemológicas e procedimentais relacionadas à apropriação da História da Matemática, bem como discute possíveis práticas docentes quanto à utilização da História da Matemática no processo de ensino em escolas públicas da rede estadual que ofertam o Ensino Médio no município de Teixeira de Freitas–Bahia. Para isso, investigam-se os saberes relacionados à História da Matemática, numa perspectiva metodológica que indicou prováveis caminhos para o ensino de conceitos matemáticos trabalhados no Ensino Médio, sob o aporte teórico discutido por Le Goff, Foucault, Miguel, Miorim, Mendes, D‘Ambrosio, Silva, Farago e outros estudiosos do tema. Numa abordagem qualitativa analisa aspectos da História da Matemática que contribuem para o ensino da matemática e como ocorre este processo nas unidades de ensino estaduais de Teixeira de Freitas a partir de práticas docentes. Nesse sentido, investigam-se indícios de práticas docentes relacionadas com a utilização da História da Matemática como procedimento metodológico para o ensino da Matemática, no intuito de perceber no processo investigatório pormenores capazes de gerar novas hipóteses ou solucionar o problema que deu origem a esta pesquisa – ―Quais são as potencialidades encontradas pelo professor de matemática do Ensino Médio para a utilização da História da Matemática como procedimento metodológico para o ensino?‖. A partir dessa pesquisa verifica-se que a História da Matemática se faz presente nas unidades escolares estaduais do município e que sua inserção na sala de aula depende da busca do professor de matemática por leituras novas que possam contribuir para a sua prática pedagógica. Ainda, constata-se que o docente apresenta precariedade em práticas de leituras sobre esse campo de pesquisa da Educação Matemática o que pode dificultar a incorporação da História da Matemática em sua prática pedagógica. Como proposta de reflexão sobre as potencialidades do uso da História da Matemática na sala de aula, constrói-se um guia didático intitulado ―Publicações de História da Matemática em vídeos didáticos: uma abordagem no Ensino Médio‖, juntamente com uma mídia interativa, contendo sugestões de vídeos de curta duração que apresentam abordagens históricas da construção do saber matemático, bem como, atividades investigativas que podem contribuir para práticas pedagógicas do professor de matemática.

ABSTRACT: Their research examines the epistemological and procedural issues related to ownership of the History of Mathematics and teaching practices regarding the use of history of mathematics in the teaching in public schools in the state system that offer high school in the city of Teixeira discusses possible Freitas-Bahia. For this, we investigate the knowledge related to the History of Mathematics, a methodological perspective that indicated probable paths for teaching mathematical concepts worked in high school, under the theoretical framework discussed by Le Goff, Foucault, Miguel, Miorim, Mendes, D‘Ambrosio, Silva, Farago and other scholars of the subject. A qualitative approach to analyze several aspects of the history of mathematics that contribute to the teaching of mathematics and how this process in the state units of teaching Teixeira de Freitas from teaching practices occurs. In this sense, we investigate evidence of teaching practices related to the use of history of mathematics as a methodological procedure for the teaching of mathematics in order to understand the investigative process details can generate new hypotheses or solve the problem that gave rise to this search – "what are the potential found by math Teacher High School for the use of history of mathematics as a methodological procedure for teaching?". From this research it appears that the history of mathematics is present in state school units of the municipality and its insertion in the classroom depends on the search for a math tutor for new readings that may contribute to their practice. Still, it appears that the teacher presents precariousness practices in reading about this field of research of mathematics education which can hinder the incorporation of the history of mathematics in their teaching. As proposed reflection on the potential use of history of mathematics in the classroom, builds up a teaching guide entitled "Publishing history of mathematics teaching in videos: an approach in high school", along with an interactive medium, containing suggestions of short videos that present historical approaches to the construction of mathematical knowledge as well as research activities that can contribute to pedagogical practices of mathematics teachers.


Collections: