dc.contributor.advisor | Paiva, Maria Auxiliadora Vilela | |
dc.contributor.author | Maroquio, Vanusa Stefanon | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T16:35:01Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T16:35:01Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | MAROQUIO, Vanusa Stefanon. Formação continuada de professores de matemática: reflexões sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo a partir da implementação das diretrizes. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/194 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O tema de minha pesquisa, Formação Continuada de Professores, encontra-se
inserida nos grandes debates políticos e educacionais brasileiros. Tem por objetivo
analisar como a participação de professores de matemática dos anos finais do
Ensino Fundamental (EF), num grupo de Formação Continuada, pode interferir em
seu conhecimento pedagógico do conteúdo. Este estudo, de cunho qualitativo e
caracterizado como pesquisa-ação, teve como instrumentos de coleta de dados
durante a elaboração, validação e desenvolvimento das sequencias didáticas,
entrevistas semiestruturadas e coletivas, observações dos participantes, diário de
campo, fotos e gravações. Teve, ainda, como base teórica, as reflexões de Shulman
(1986, 2005), no que concerne ao conhecimento pedagógico do conteúdo; Ponte
(2002,2012) e Paiva (2006,2011), que embasaram as discussões sobre a formação
de professores de matemática a partir da análise da prática; Freire (2006), no que
concerne à perspectiva dialógica; Zabala (1998), nas discussões de sequências
didáticas. A análise dos dados coletados se deu de forma sistematizada e sendo
mapeada, ao longo da pesquisa, nos encontros de formação, de acordo com os
referenciais teóricos adotados. Essa análise nos revelou que o conhecimento
pedagógico do conteúdo pode se desenvolver por meio de um processo de
construção contínua do professor, assegurado pela ação e reflexão sobre suas
práticas pedagógicas, transformando o seu fazer, compartilhando, reconstruindo,
produzindo, ensinando, aprendendo e se formando. No decorrer da pesquisa, foi
elaborado, um material pedagógico a partir de estudos realizados durantes os
encontros, apresentado parte de um aprendizado coletivo, construído por meio das
trocas de experiências, do trabalho desenvolvido deforma colaborativa, que trata do
desenvolvimento de sequências didáticas e relatos dos professores sobre as
experiências vivenciadas por eles durante os encontros de formação continuada. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The subject of my research, Continuing Education of Teachers, is inserted in major
political and Brazilian educational debates. Aims to examine how the participation of
teachers in the final years of elementary school (EF), a Continuing Education group,
can interfere with their pedagogical content knowledge. This study has a qualitative
nature and characterized as action research, had the data collection instruments for
the development, validation and development of didactic sequences, semi-structured
and group interviews, observations of the participants, field diary, photos and
recordings. Had also as a theoretical basis, the reflections of Shulman (1986, 2005),
regarding the pedagogical content knowledge; Bridge (2002.2012) and Paiva
(2006.2011), that supported the discussions on the formation of mathematics
teachers from the analysis of practice; Freire (2006), regarding the dialogical
perspective; Zabala (1998), in the didactic sequences discussions. The analysis of
the collected data was a systematic way and being mapped, throughout the
research, the training meetings, according to the theoretical framework adopted. This
analysis has revealed that the pedagogical content knowledge can be developed
through a continuous teacher construction process, ensured by the action and
reflection on their teaching, turning your doing, sharing, rebuilding, producing,
teaching, learning and forming. During this study, we designed a teaching material
from which he did during the meetings studies, presented part of a collective
learning, built through experience sharing, the collaborative work deforms, which
deals with the development of didactic sequences and reports teachers about the
experiences lived by them for the continuing education meetings. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Professores de matemática - Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação (Educação permanente) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores de matemática : reflexões sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo a partir da implementação das diretrizes | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais