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Gênero e enfrentamento à violência contra a mulher na educação: uma articulação entre levante popular da juventude e escola

dc.contributor.advisorAlvim, Davis Moreira
dc.contributor.authorVerediano, Amanda Stafanato
dc.date.accessioned2022-05-12T13:04:28Z
dc.date.available2022-05-12T13:04:28Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationVEREDIANO, Amanda Stafanato. Gênero e enfrentamento à violência contra a mulher na educação: uma articulação entre levante popular da juventude e escola. 2019. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001a/00001a78.pdf. Acesso em: 4 maio 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1948
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação de Mestrado está vinculada à linha de pesquisa Práticas educativas em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades. Buscamos contribuir com a formação crítica de estudantes de ensino médio da rede estadual de Serra (ES) através da articulação entre Levante popular da Juventude e escola com vistas à desnaturalização da opressão de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher. Como principais referências teóricas, nos ancoramos nas contribuições de autoras feministas para discutir gênero, patriarcado, divisão sexual do trabalho e a imbricação gênero, classe e raça. O estudo traz gênero como construção social imbricada à divisão de classe e raça, remontando a importância do conceito de Patriarcado e da necessidade da desnaturalização da opressão-exploração de gênero vivenciada pelas mulheres. Além disso, estudamos a inter-relação entre gênero e escola e o conceito de movimentos sociais. Utilizamos a Pesquisa participante como metodologia de pesquisa e os pressupostos da pedagogia progressista como metodologia de ensino. Realizamos Rodas de conversa na escola parceira com o objetivo de discutir com as/os estudantes as temáticas relacionadas à diversidade sexual e de gênero, enfrentamento a violência contra a mulher e feminismo. Como resultados, acreditamos ter contribuído com a construção de práticas educativas que desnaturalizem as relações de opressão-exploração de gênero, classe e raça, bem como, estimulado a produção de relações menos desiguais, de respeito e igualdade entre o corpo estudantil. Elaboramos, ainda, material educativo em formativo livreto contendo a temática da desigualdade de gênero e da violência contra a mulher.pt_BR
dc.format.extent232 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLevante Popular da Juventudept_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.titleGênero e enfrentamento à violência contra a mulher na educação: uma articulação entre levante popular da juventude e escolapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em Ensino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberAlvim, Davis Moreira
dc.contributor.memberLeite, Priscila de Souza Chisté
dc.contributor.memberSilva, Erineusa Maria da


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