dc.contributor.advisor | Alvim, Davis Moreira | |
dc.contributor.author | Verediano, Amanda Stafanato | |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T13:04:28Z | |
dc.date.available | 2022-05-12T13:04:28Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | VEREDIANO, Amanda Stafanato. Gênero e enfrentamento à violência contra a mulher na educação: uma articulação entre levante popular da juventude e escola. 2019. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001a/00001a78.pdf. Acesso em: 4 maio 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1948 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta dissertação de Mestrado está vinculada à linha de pesquisa Práticas educativas
em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Humanidades. Buscamos contribuir com a formação crítica de estudantes de ensino
médio da rede estadual de Serra (ES) através da articulação entre Levante popular
da Juventude e escola com vistas à desnaturalização da opressão de gênero e o
enfrentamento à violência contra a mulher. Como principais referências teóricas, nos
ancoramos nas contribuições de autoras feministas para discutir gênero, patriarcado,
divisão sexual do trabalho e a imbricação gênero, classe e raça. O estudo traz gênero
como construção social imbricada à divisão de classe e raça, remontando a
importância do conceito de Patriarcado e da necessidade da desnaturalização da
opressão-exploração de gênero vivenciada pelas mulheres. Além disso, estudamos
a inter-relação entre gênero e escola e o conceito de movimentos sociais. Utilizamos
a Pesquisa participante como metodologia de pesquisa e os pressupostos da
pedagogia progressista como metodologia de ensino. Realizamos Rodas de conversa
na escola parceira com o objetivo de discutir com as/os estudantes as temáticas
relacionadas à diversidade sexual e de gênero, enfrentamento a violência contra a
mulher e feminismo. Como resultados, acreditamos ter contribuído com a construção
de práticas educativas que desnaturalizem as relações de opressão-exploração de
gênero, classe e raça, bem como, estimulado a produção de relações menos
desiguais, de respeito e igualdade entre o corpo estudantil. Elaboramos, ainda,
material educativo em formativo livreto contendo a temática da desigualdade de
gênero e da violência contra a mulher. | pt_BR |
dc.format.extent | 232 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Levante Popular da Juventude | pt_BR |
dc.subject | Violência contra a mulher | pt_BR |
dc.title | Gênero e enfrentamento à violência contra a mulher na educação: uma articulação entre levante popular da juventude e escola | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Alvim, Davis Moreira | |
dc.contributor.member | Leite, Priscila de Souza Chisté | |
dc.contributor.member | Silva, Erineusa Maria da | |
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