Formação continuada de professores de matemática : reflexões sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo a partir da implementação das diretrizes
Dissertação de mestrado
RESUMO: O tema de minha pesquisa, Formação Continuada de Professores, encontra-se inserida nos grandes debates políticos e educacionais brasileiros. Tem por objetivo analisar como a participação de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), num grupo de Formação Continuada, pode interferir em seu conhecimento pedagógico do conteúdo. Este estudo, de cunho qualitativo e caracterizado como pesquisa-ação, teve como instrumentos de coleta de dados durante a elaboração, validação e desenvolvimento das sequencias didáticas, entrevistas semiestruturadas e coletivas, observações dos participantes, diário de campo, fotos e gravações. Teve, ainda, como base teórica, as reflexões de Shulman (1986, 2005), no que concerne ao conhecimento pedagógico do conteúdo; Ponte (2002,2012) e Paiva (2006,2011), que embasaram as discussões sobre a formação de professores de matemática a partir da análise da prática; Freire (2006), no que concerne à perspectiva dialógica; Zabala (1998), nas discussões de sequências didáticas. A análise dos dados coletados se deu de forma sistematizada e sendo mapeada, ao longo da pesquisa, nos encontros de formação, de acordo com os referenciais teóricos adotados. Essa análise nos revelou que o conhecimento pedagógico do conteúdo pode se desenvolver por meio de um processo de construção contínua do professor, assegurado pela ação e reflexão sobre suas práticas pedagógicas, transformando o seu fazer, compartilhando, reconstruindo, produzindo, ensinando, aprendendo e se formando. No decorrer da pesquisa, foi elaborado, um material pedagógico a partir de estudos realizados durantes os encontros, apresentado parte de um aprendizado coletivo, construído por meio das trocas de experiências, do trabalho desenvolvido deforma colaborativa, que trata do desenvolvimento de sequências didáticas e relatos dos professores sobre as experiências vivenciadas por eles durante os encontros de formação continuada.
ABSTRACT: The subject of my research, Continuing Education of Teachers, is inserted in major political and Brazilian educational debates. Aims to examine how the participation of teachers in the final years of elementary school (EF), a Continuing Education group, can interfere with their pedagogical content knowledge. This study has a qualitative nature and characterized as action research, had the data collection instruments for the development, validation and development of didactic sequences, semi-structured and group interviews, observations of the participants, field diary, photos and recordings. Had also as a theoretical basis, the reflections of Shulman (1986, 2005), regarding the pedagogical content knowledge; Bridge (2002.2012) and Paiva (2006.2011), that supported the discussions on the formation of mathematics teachers from the analysis of practice; Freire (2006), regarding the dialogical perspective; Zabala (1998), in the didactic sequences discussions. The analysis of the collected data was a systematic way and being mapped, throughout the research, the training meetings, according to the theoretical framework adopted. This analysis has revealed that the pedagogical content knowledge can be developed through a continuous teacher construction process, ensured by the action and reflection on their teaching, turning your doing, sharing, rebuilding, producing, teaching, learning and forming. During this study, we designed a teaching material from which he did during the meetings studies, presented part of a collective learning, built through experience sharing, the collaborative work deforms, which deals with the development of didactic sequences and reports teachers about the experiences lived by them for the continuing education meetings.
Redes Sociais