Show simple item record

Ensinando a ensinar ciências Volume II: Discutindo práticas inclusivas

dc.contributor.authorComarú, Michele Waltz
dc.contributor.authorKauark, Fabiana da Silva
dc.contributor.authorGonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires
dc.date.accessioned2022-05-11T20:07:33Z
dc.date.available2022-05-11T20:07:33Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCOMARÚ, Michele Waltz; KAUARK, Fabiana da Silva; GONÇALVES, Nahun Thiaghor Lippaus Pires (org.). Ensinando a ensinar Ciências: volume II: discutindo práticas inclusivas. Vitória: Edifes Acadêmico, 2022. ISBN 978-85-8263-558-2.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8263-558-2
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1938
dc.description.abstractA série “Ensinando a Ensinar Ciências” visa disponibilizar textos científicos, de caráter tanto teórico quanto prático, sobre assuntos que influenciam na formação de professores de ciências, com o intuito de fortalecer a troca de saberes entre pesquisadores da área de Ensino e também de promover um canal de troca de experiências, de registros de pesquisa e de reflexões. O primeiro livro da série, lançado pela Edifes em 2017, trouxe uma coletânea de 11 capítulos sobre a temática da formação de professores discutindo, entre outros assuntos, alfabetização científica de crianças, uso de atividades lúdicas de laboratório, formação interdisciplinar de professores de ciências, aprendizagem baseada em problemas e educação inclusiva, sendo esse último tema, o gancho que nos levou a ideia do segundo volume. Para o volume II, intitulado DISCUTINDO PRÁTICAS INCLUSIVAS, buscou-se reunir textos que abordassem para além da temática central FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, as relações com a INCLUSÃO, não só de pessoas com deficiências, mas também inclusão digital e inclusão social. Assim, são apresentados textos sobre as temáticas relacionadas à diversidade, seja ela de gênero, de etnia, de relações sociais etc. Este segundo volume conta com produções de autores de nove estados brasileiros (ES, RJ, BA, PA, RS, MG, SC, PE e GO), o que permite nesta obra mapear realidades distintas e apresentar ao leitor perspectivas ampliadas das questões inclusivas na formação de professores de ciências. Além disso, também são abordados diversos temas acerca dos grandes eixos “formação de professores de ciências” e “Inclusão”, tais como: ciência e arte; produção discursiva; museus e educação não-formal; ensino de química, física e biologia; atividades experimentais problematizadas; metodologias ativas; atividades de extensão; e perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente/çouçohl (CTSA). Esse panorama nos enche de orgulho pois também faz com que esse espaço seja mais um eixo de troca e aprendizado entre os pesquisadores das áreas de Ensino e Educação em ciências do Brasil. Assim, esperamos que os leitores desfrutem dessa coletânea de 17 textos cuidadosamente selecionados pelos organizadores e que eles venham a contribuir para que as discussões, políticas e pesquisas em inclusão prosperem. Mas ainda mais, que possamos também contribuir de alguma forma para que as práticas de ensino venham a contemplar avanços no sentido de construirmos uma sociedade mais justa, humana, fraterna e livre de preconceitos e intolerância. Que seja esse o legado dessa obra.pt_BR
dc.format.extent243 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifes Acadêmicopt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsinando a ensinar ciências Volume II: Discutindo práticas inclusivaspt_BR
dc.typelivropt_BR
dc.publisher.local, Vitóriapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record