dc.contributor.advisor | Deorce, Mariluza Sartori | |
dc.contributor.author | Alves, Hélio Queiroz | |
dc.date.accessioned | 2022-05-11T14:14:35Z | |
dc.date.available | 2022-05-11T14:14:35Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Hélio Queiroz. As experiências socioambientais que acontecem nas inter-relações entre sujeitos e as paisagens: um estudo de caso escolar neste início de século XXI. 2019. 233 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Humanidades) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000019/00001951.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1937 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo ganhou corpo principalmente para investigar estratégias para o
processo de ensino-aprendizagem pautadas na compreensão das inter-relações
socioambientais entre os sujeitos e as paisagens, potencializando a produção de
saberes e conhecimentos vividos na/da prática pedagógica e problematizando a
indissociabilidade entre o vivido, o percebido e as experiências socioambientais,
culturais, artísticas, sensoriais e políticas advindas da relação e inter-relação entre
os sujeitos e as paisagens, formadoras dos quadros paisagísticos de múltiplos
planos que integram a EEEFM Teófilo Paulino com o seu entorno, na tentativa de
construir uma alternativa que complemente as mediações iniciadas na educação
formal, com visitações aos espaços não formais (JACOBUCCI, 2008) configurados
por múltiplos planos na paisagem. O embasamento teórico-metodológico para esta
pesquisa é a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin (2004, 2005, 2007, 2008,
2010, 2011), a Pedagogia Libertadora, de Paulo Freire (1980, 1988, 2005, 2006,
2010), além das literaturas acadêmicas para debater sobre aula de campo, com
Campos (2012, 2015), Lima e Assis (2005), Carvalho (1941), Seniciato (2007),
espaço formal e não formal, com Jacobucci (2008), Gohn (2010) e Trilla (2008), e
textos que tratam dos conceitos fundamentais da Geografia, especialmente o de
“paisagem”, com Pontuschka (2009), Pereira (2012), Almeida (2010), Tuan (1980) e
Corrêa (2001), entre outras contribuições científicas relevantes. A estruturação deste
estudo ocorre com base na literatura científica que alicerça as pesquisas qualitativas
(CHIZZOTTI, 1995), do tipo estudo de caso, o que leva a desenvolver uma
estratégia para o processo de ensino-aprendizagem capaz de interferir na realidade
escolar com práticas que entrelacem os momentos de vivência e experimentação
dos sujeitos nos espaços formal e não formal de ensino. Assim, a
transdisciplinaridade permeia uma realidade do cotidiano escolar em busca de
alterar o quadro de “hiperespecialização” (MORIN, 2004) do momento atual. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study has gained a body and mainly aims to analyze and propose pedagogical
strategies for the teaching-learning process “for a united thought” (MORIN, 2004), in
an attempt to construct an alternative that complements the mediations initiated in
the formal education, with visits to the spaces configured by multiple plans in the
landscape. The cultural landscape that makes up the socio-educational environment
is a pedagogical tool for a “process of awareness” (FREIRE, 1980), capable of
contributing to breaking the fragmentation imposed by the formal
scientific/educational model and, thus, constructing a transdisciplinary proposal
MORIN, 2004, 2008). The theoretical-methodological basis for this research is Edgar
Morin's Theory of Complexity (2004, 2005, 2007, 2008, 2010, 2011), Paulo Freire's
Freelance Pedagogy (1980, 1988, 2005, 2006). as well as academic literatures to
discuss field lessons, with Campos (2012, 2015), Lima and Assis (2005), Carvalho
(1941), Seniciato (2007), formal and non formal space, with Jacobucci (2008), Gohn
2010) and Trilha (2008), and texts that deal with the fundamental concepts of
Geography, especially that of “landscape”, with Pontuschka (2009), Pereira (2012),
Almeida (2010), Tuan (1980) and Corrêa, and other relevant scientific contributions.
This will be structured on the basis of the scientific literature that supports qualitative
research (CHIZZOTTI, 1995), of the case study type, which leads to develop a
strategy for the teaching-learning process capable of interfering in the school reality
with practices that moments of experience and experimentation of the subjects in the
formal and non formal spaces of teaching. Thus, transdisciplinarity permeates a
reality of school everyday in the quest to change the “hyper-specialization”
framework (MORIN, 2004) of the current moment. | pt_BR |
dc.format.extent | 233 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.title | As experiências socioambientais que acontecem nas inter-relações entre sujeitos e as paisagens : um estudo de caso escolar neste início de século XXI | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas Educativas em Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Deorce, Mariluza Sartori | |
dc.contributor.member | Castor, Kátia Gonçalves | |
dc.contributor.member | Gonzalez, Soler | |
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