As experiências socioambientais que acontecem nas inter-relações entre sujeitos e as paisagens : um estudo de caso escolar neste início de século XXI
dissertacao_mestrado
RESUMO: Este estudo ganhou corpo principalmente para investigar estratégias para o processo de ensino-aprendizagem pautadas na compreensão das inter-relações socioambientais entre os sujeitos e as paisagens, potencializando a produção de saberes e conhecimentos vividos na/da prática pedagógica e problematizando a indissociabilidade entre o vivido, o percebido e as experiências socioambientais, culturais, artísticas, sensoriais e políticas advindas da relação e inter-relação entre os sujeitos e as paisagens, formadoras dos quadros paisagísticos de múltiplos planos que integram a EEEFM Teófilo Paulino com o seu entorno, na tentativa de construir uma alternativa que complemente as mediações iniciadas na educação formal, com visitações aos espaços não formais (JACOBUCCI, 2008) configurados por múltiplos planos na paisagem. O embasamento teórico-metodológico para esta pesquisa é a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin (2004, 2005, 2007, 2008, 2010, 2011), a Pedagogia Libertadora, de Paulo Freire (1980, 1988, 2005, 2006, 2010), além das literaturas acadêmicas para debater sobre aula de campo, com Campos (2012, 2015), Lima e Assis (2005), Carvalho (1941), Seniciato (2007), espaço formal e não formal, com Jacobucci (2008), Gohn (2010) e Trilla (2008), e textos que tratam dos conceitos fundamentais da Geografia, especialmente o de “paisagem”, com Pontuschka (2009), Pereira (2012), Almeida (2010), Tuan (1980) e Corrêa (2001), entre outras contribuições científicas relevantes. A estruturação deste estudo ocorre com base na literatura científica que alicerça as pesquisas qualitativas (CHIZZOTTI, 1995), do tipo estudo de caso, o que leva a desenvolver uma estratégia para o processo de ensino-aprendizagem capaz de interferir na realidade escolar com práticas que entrelacem os momentos de vivência e experimentação dos sujeitos nos espaços formal e não formal de ensino. Assim, a transdisciplinaridade permeia uma realidade do cotidiano escolar em busca de alterar o quadro de “hiperespecialização” (MORIN, 2004) do momento atual.
ABSTRACT: This study has gained a body and mainly aims to analyze and propose pedagogical strategies for the teaching-learning process “for a united thought” (MORIN, 2004), in an attempt to construct an alternative that complements the mediations initiated in the formal education, with visits to the spaces configured by multiple plans in the landscape. The cultural landscape that makes up the socio-educational environment is a pedagogical tool for a “process of awareness” (FREIRE, 1980), capable of contributing to breaking the fragmentation imposed by the formal scientific/educational model and, thus, constructing a transdisciplinary proposal MORIN, 2004, 2008). The theoretical-methodological basis for this research is Edgar Morin's Theory of Complexity (2004, 2005, 2007, 2008, 2010, 2011), Paulo Freire's Freelance Pedagogy (1980, 1988, 2005, 2006). as well as academic literatures to discuss field lessons, with Campos (2012, 2015), Lima and Assis (2005), Carvalho (1941), Seniciato (2007), formal and non formal space, with Jacobucci (2008), Gohn 2010) and Trilha (2008), and texts that deal with the fundamental concepts of Geography, especially that of “landscape”, with Pontuschka (2009), Pereira (2012), Almeida (2010), Tuan (1980) and Corrêa, and other relevant scientific contributions. This will be structured on the basis of the scientific literature that supports qualitative research (CHIZZOTTI, 1995), of the case study type, which leads to develop a strategy for the teaching-learning process capable of interfering in the school reality with practices that moments of experience and experimentation of the subjects in the formal and non formal spaces of teaching. Thus, transdisciplinarity permeates a reality of school everyday in the quest to change the “hyper-specialization” framework (MORIN, 2004) of the current moment.
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