A educação física escolar como alternativa no combate ao sedentarismo em alunos do ensino médio: uma proposta de intervenção com a utilização do pedômetro

Silva, Gilvan Souza (2022)

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RESUMO: A pesquisa a seguir trata da utilização do pedômetro como um importante recurso tecnológico a ser utilizado nas aulas de educação física. O objetivo geral do trabalho foi elaborar uma proposta de intervenção para alunos do Ensino Médio da disciplina Educação Física, utilizando o pedômetro como alternativa no combate ao sedentarismo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, utilizando um recorte temporal de 2011 a 2021. Partimos da hipótese de que a educação Física na escola é a primeira referência formal sobre as atividades corporais e por isso ela é capaz de proporcionar experiências que podem ser determinantes na adoção de um estilo de vida ativo. A proposta de intervenção pedagógica está direcionada para alunos do ensino médio, que será aplicada posteriormente quando a situação referente à pandemia do coronavírus permitir. O referencial teórico foi baseado principalmente em Nahas (2017), que aborda, entre outros conceitos, a importância de um estilo de vida saudável para pessoas de todas as idades. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que os adolescentes praticam pouca atividade física e que o pedômetro necessita de mais estudos que comprovem a sua eficácia na população jovem.

ABSTRACT: The following research deals with the use of the pedometer as an important technological resource to be used in physical education classes. The general objective of the work was to elaborate an intervention proposal for high school students of the Physical Education discipline, using the pedometer as an alternative to combat sedentary lifestyle. The methodology used was the qualitative bibliographic research, using a time frame from 2011 to 2021, from the hypothesis that Physical Education at school is the first formal reference on bodily activities and therefore it is capable of providing experiences that can be decisive in the adoption of an active lifestyle. The proposed pedagogical intervention is aimed at high school students, which will be applied later when the situation regarding the coronavirus pandemic allows. The theoretical framework was mainly based on Nahas (2017), which addresses, among other concepts, the importance of a healthy lifestyle for people of all ages. The results obtained in this research indicate that adolescents practice little physical activity and that the pedometer needs further studies to prove its effectiveness in the young population.


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