dc.contributor.advisor | Comarú, Michele Waltz | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Emerson Nunes da Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T16:26:23Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T16:26:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa. Estudo sobre as contribuições do 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência' - PIBID, para a formação inicial de discentes de licenciatura em ciências biológicas, à luz da pedagogia de projetos. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/192 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O PIBID é uma política pública de Educação para formação inicial de professores. Nova
no contexto nacional, apresenta-se como um terreno fértil de investigação,
demonstrando-se no primeiro momento da sua implementação junto aos subprojetos
nas universidades e nas escolas básicas como um desafio de integração entre os atores
que dela participam quanto às práticas que devem promovê-la como um Programa
eficiente na colaboração da formação diferenciada dos licenciandos vinculados a ele. O
objetivo dessa pesquisa foi investigar se a Pedagogia de Projetos é eficaz como
mediadora na formação dos lincenciandos em Ciências Biológicas, bolsista do PIBID, na
construção de um perfil reflexivo-crítico. Foi teoricamente fundamentada em Paulo
Freire, Isabel Alarcão, Antônio Nóvoa e Mizukami, quanto à questão do professor
reflexivo-crítico, com aportes em Donald Schön, da sua teoria sobre a reflexão na ação;
Fernando Hernández, sobre os projetos de trabalho, dando-nos suporte frente a
Pedagogia de Projetos; e pesquisadores como Ana Maria Pessoa de Carvalho e Gil-
Pérez, sobre a formação inicial dos professores de ciências, dentre outros
pesquisadores relevantes, quando da sua experiência com o ensino de Ciências. É uma
pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, um estudo de caso que teve como sujeitos de
investigação os licenciandos bolsistas do subprojeto CEUNES/UFES-biologia, atuantes
na EEEFM Pio XII, em São Mateus, no Espírito Santo, nos anos de 2012 e 2013.
Ocorreu em três etapas, a partir da coleta de dados por entrevistas, documentos oficiais,
a aplicação de um projeto pedagógico na forma de uma feira de ciências e a realização
de um grupo focal, com a análise dos dados subsidiados pela análise textual discursiva.
A análise dos dados coletados nos fizeram entender que a Pedagogia de Projetos é
uma metodologia viável para a formação reflexivo-crítica dos futuros professores de
ciências, por incentivar a “construção’ de espaços colaborativos e reflexivos nas
escolas, quando focada num processo dialógico entre seus atores. Obteve-se como
produto um livro para os supervisores do PIBID, na intenção de orientar e motivar a
prática desse Programa a partir da Pedagogia de Projetos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The PIBID is a public policy of Education for initial teacher education. New in the
national context, presents itself as a fertile ground for research, demonstrating in the
first moment of its implementation together with subprojects in universities and
primary schools as a challenge of integration between the actors who take part in it
as practices that should promote it as an effective program in collaboration
differentiated training of undergraduates linked. The aim of this study was to
investigate whether Pedagogy Project is effective as a mediator in the formation of
lincenciandos in Biological Sciences, a fellow of PIBID, the construction of a
reflective-critical profile. Was theoretically grounded in Paulo Freire, Isabel Alarcão
Antonio Nóvoa and Mizukami, on the question of critical-reflective teacher, with
contributions in Donald Schön, in his theory of reflection in action; Fernando
Hernández, working on projects, giving us support front Pedagogy Project;
researchers like and Ana Maria Carvalho Person and Gil-Pérez, on initial training of
science teachers, among other relevant researchers when their experience with
teaching science. It is a qualitative research, exploratory, case study had as subjects
of research fellows undergraduates subproject CEUNES/UFES-biology, working in
EEEFM Pio XII, in São Mateus, Espírito Santo, in the years 2012 and 2013. Was
held in three stages, from data collection through interviews, official documents, the
application of a pedagogical project as a science fair and conducting a focus group
with the data analysis subsidized by discursive textual analysis. The analysis of data
collected made us understand that the Education Project is a viable alternative to
reflective-critical training of science teachers methodology for encouraging the
"construction" of collaborative and reflective spaces in schools, when a dialogical
process between focused their actors. Product was obtained as a book for
supervisors PIBID, intending to guide and motivate the practice of this Program from
the Project Pedagogy. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Pogramas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre as contribuições do 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência' - PIBID, para a formação inicial de discentes de licenciatura em ciências biológicas, à luz da pedagogia de projetos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais