Diversidades no reconhecimento secundarista: diálogos sobre gênero na escola

Pin, Camila Carlesso (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta dissertação encontra-se vinculada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Humanidades – PPGEH. Buscou entender como os debates sobre gênero se manifestam e se apresentam nas relações cotidianas dos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ifes − Campus Linhares e suas relações com as violências de gênero no espaço escolar. Quanto aos objetivos específicos, propõe cinco momentos na pesquisa: no primeiro, realizou-se um levantamento bibliográfico das pesquisas locais e regionais sobre a temática, buscando estabelecer diálogos, aproximações e aprendizagens; no segundo momento, um estudo conceitual das relações de gênero, sexualidade e violência, abordando seus diferentes entendimentos; no terceiro, um estudo teórico dos conceitos de reconhecimento, identidade e justiça social, examinando as relações sociais entre os indivíduos e a sociedade; no quarto momento, dividido por três seções, a realização da pesquisa de campo, abordando os relatos dos estudantes, visões e percepções sobre as questões relacionadas à identidade e a nova realidade diante da pandemia pela COVID-19, e o quinto e último momento, tomado pela produção do Produto Educacional, revela que os estudantes são capazes de produzir diálogos que prezem pela diversidade e pelo respeito. Diante do exposto, revela que os estudantes têm resistido às violências cotidianas e institucionalizadas no campus, repudiando e questionando os discursos vexatórios, através da criação de um espaço de receptividade e refúgio, capazes de desarmonizar as normas. Ainda que alguns estudantes tenham manifestado posições contrárias às narrativas de gênero, percorreram roteiros que não podem ser apreciados como discursos de ódio, já que não se opuseram ao diálogo e, no mesmo sentido, demonstraram questões, inquietações e dilemas que enriqueceram a reflexão.

ABSTRACT: This dissertation is linked to the line of educational practices of the Postgraduate Program Master in Teaching Humanities - PPGEH. It understands how the gender manifests and presents itself in the daily relationships of students of technical courses integrated into Ifes campus Linhares’ High School, besides the relation with gender violence at school. The specific objetives, this research proposes five moments: the first one was a bibliographic survey from the locals and regional’s researches about the topic, trying to establish dialogues, approximations and learning. In the second moment, a conceptual study about gender relations, sexuality and violence, addressing the different understandings about these topics. The third moment, a theoretical study about the concepts of recognition, identity and social justice, examining the social relationships between individuals and society. The fourth moment is divides into three sections: the field search, approaching the students reports, visions and perceptions on questions related to identity, and the new reality in the face of the COVID-19 pandemic. The fifth and last moment is the production of the Educational Product which reveals that the students are capable of produce teaching dialogs that values diversity and respect. Based on the above considerations, it shows that the students are resisting to daily and institutionalized violence at the campus on repudiating and questioning the vexatious speeches, trough the creation of a space of receptivity and refuge, capable of break the rules. Although some students have expressed positions against gender narratives, they didn’t practice hate speech once they did not oppose to the dialogue and showed some questions, concerns and dilemmas that enriched the reflexion.


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