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Promovendo a alfabetização científica no ensino médio de uma escola pública estadual por meio de uma aula de campo no manguezal da Ufes (Vitória, ES)

dc.contributor.advisorCampos, Carlos Roberto Pires
dc.contributor.authorAlmeida, Felipe Schiavo Marques de
dc.date.accessioned2022-05-06T18:59:22Z
dc.date.available2022-05-06T18:59:22Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationALMEIDA, Felipe Schiavo Marques de. Promovendo a Alfabetização Científica no Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual por meio de um Aula de Campo no Manguezal da UFES (Vitória, ES). 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1925
dc.description.abstractA aula de campo se apresenta como uma alternativa metodológica de grande potencial para despertar o interesse e resgatar o protagonismo de alunos como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a articulação entre o estudo do espaço e a prática de sala de aula. A utilização criativa dos espaços não formais pode romper o ensino tradicional e proporcionar abordagens mais dinâmicas, favorecendo a articulação de conhecimentos e a habilidade de ler o mundo. A proposta é destacar a aula de campo como metodologia que favorece o desenvolvimento de um olhar crítico do mundo e aquisição de habilidades para compreender a linguagem escrita na natureza, atuando no mundo ao redor de forma consciente, por meio da utilização eficiente dos conhecimentos científicos, alcançando, dessa forma, avanços na Alfabetização Científica. Fizeram parte desta pesquisa alunos de uma turma da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Major Alfredo Pedro Rabayolli” localizada no município de Vitória-ES. Os participantes foram divididos em grupos de trabalho que procederam a uma intervenção didática para coleta de observações e relatos em diário de campo de acordo com roteiro de campo para o trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa em educação, com procedimentos do tipo observação participante e dados colhidos com o diário de campo. Os dados foram abordados a partir das categorias de Alfabetização Científica. Os alunos demonstraram significativo crescimento em seu aprendizado quando identificaram e associaram corretamente os diferentes aspectos relacionados aos fatores bióticos e abióticos presentes no ambiente com os conceitos científicos abordados em sala de aula, como as adaptações da vegetação em suas raízes e caules com o movimento da maré e as áreas de maior ou menor salinidade no ambiente. O trabalho apresenta como produto educativo um guia norteador que poderá potencializar as oportunidades de aprendizado na aplicação dessa aula de campo para outros educadores que quiserem fazer uso dessa mesma metodologia com seus estudantes.pt_BR
dc.format.extent82 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiência – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titlePromovendo a alfabetização científica no ensino médio de uma escola pública estadual por meio de uma aula de campo no manguezal da Ufes (Vitória, ES)pt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaEducação não-formal, diversidade e sustentabilidadept_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado em Educação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberAmado, Manuella Villar
dc.contributor.memberGomes, Marcos Thiago Gaudio


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