Estudo sobre as contribuições do 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência' - PIBID, para a formação inicial de discentes de licenciatura em ciências biológicas, à luz da pedagogia de projetos

Gonçalves, Emerson Nunes da Costa (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O PIBID é uma política pública de Educação para formação inicial de professores. Nova no contexto nacional, apresenta-se como um terreno fértil de investigação, demonstrando-se no primeiro momento da sua implementação junto aos subprojetos nas universidades e nas escolas básicas como um desafio de integração entre os atores que dela participam quanto às práticas que devem promovê-la como um Programa eficiente na colaboração da formação diferenciada dos licenciandos vinculados a ele. O objetivo dessa pesquisa foi investigar se a Pedagogia de Projetos é eficaz como mediadora na formação dos lincenciandos em Ciências Biológicas, bolsista do PIBID, na construção de um perfil reflexivo-crítico. Foi teoricamente fundamentada em Paulo Freire, Isabel Alarcão, Antônio Nóvoa e Mizukami, quanto à questão do professor reflexivo-crítico, com aportes em Donald Schön, da sua teoria sobre a reflexão na ação; Fernando Hernández, sobre os projetos de trabalho, dando-nos suporte frente a Pedagogia de Projetos; e pesquisadores como Ana Maria Pessoa de Carvalho e Gil- Pérez, sobre a formação inicial dos professores de ciências, dentre outros pesquisadores relevantes, quando da sua experiência com o ensino de Ciências. É uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, um estudo de caso que teve como sujeitos de investigação os licenciandos bolsistas do subprojeto CEUNES/UFES-biologia, atuantes na EEEFM Pio XII, em São Mateus, no Espírito Santo, nos anos de 2012 e 2013. Ocorreu em três etapas, a partir da coleta de dados por entrevistas, documentos oficiais, a aplicação de um projeto pedagógico na forma de uma feira de ciências e a realização de um grupo focal, com a análise dos dados subsidiados pela análise textual discursiva. A análise dos dados coletados nos fizeram entender que a Pedagogia de Projetos é uma metodologia viável para a formação reflexivo-crítica dos futuros professores de ciências, por incentivar a “construção’ de espaços colaborativos e reflexivos nas escolas, quando focada num processo dialógico entre seus atores. Obteve-se como produto um livro para os supervisores do PIBID, na intenção de orientar e motivar a prática desse Programa a partir da Pedagogia de Projetos.

ABSTRACT: The PIBID is a public policy of Education for initial teacher education. New in the national context, presents itself as a fertile ground for research, demonstrating in the first moment of its implementation together with subprojects in universities and primary schools as a challenge of integration between the actors who take part in it as practices that should promote it as an effective program in collaboration differentiated training of undergraduates linked. The aim of this study was to investigate whether Pedagogy Project is effective as a mediator in the formation of lincenciandos in Biological Sciences, a fellow of PIBID, the construction of a reflective-critical profile. Was theoretically grounded in Paulo Freire, Isabel Alarcão Antonio Nóvoa and Mizukami, on the question of critical-reflective teacher, with contributions in Donald Schön, in his theory of reflection in action; Fernando Hernández, working on projects, giving us support front Pedagogy Project; researchers like and Ana Maria Carvalho Person and Gil-Pérez, on initial training of science teachers, among other relevant researchers when their experience with teaching science. It is a qualitative research, exploratory, case study had as subjects of research fellows undergraduates subproject CEUNES/UFES-biology, working in EEEFM Pio XII, in São Mateus, Espírito Santo, in the years 2012 and 2013. Was held in three stages, from data collection through interviews, official documents, the application of a pedagogical project as a science fair and conducting a focus group with the data analysis subsidized by discursive textual analysis. The analysis of data collected made us understand that the Education Project is a viable alternative to reflective-critical training of science teachers methodology for encouraging the "construction" of collaborative and reflective spaces in schools, when a dialogical process between focused their actors. Product was obtained as a book for supervisors PIBID, intending to guide and motivate the practice of this Program from the Project Pedagogy.


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