Show simple item record

Pequenos Escritores : uma proposta de intervenção pedagógica para estimular o gosto pela leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorBarcelos, Tatyana Rodrigues
dc.contributor.authorCoelho, Stela dos Santos Guasti
dc.contributor.authorBarcelos, Tatyana Rodrigues
dc.date.accessioned2022-05-02T22:17:48Z
dc.date.available2022-05-02T22:17:48Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCOELHO, Stela dos Santos Guasti; BARCELOS, Tatyana Rodrigues. Pequenos Escritores: uma proposta de intervenção para estimular o gosto pelo leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2022. 23 p. Trabalho Final de Curso (Pós-graduação lato sensu em Prática Pedagógica para Professores) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1915
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo aborda reflexões sobre o processo de consolidação da alfabetização através de uma proposta de intervenção pedagógica para uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I e que pode ser aplicada em qualquer turma do Ensino Fundamental com as devidas adaptações. Tal intervenção pedagógica foi planejada a partir das experiências vividas concretamente no cotidiano da sala de aula, a percepção dos déficits de aprendizagem na consolidação da alfabetização que a maioria dos estudantes das escolas da rede pública de ensino acumulam em seus percursos e o entendimento de certas fragilidades expostas em metodologias de ensino que não proporcionam ao estudante autonomia e protagonismo em seus processos de ensino-aprendizagem. Visando atribuir ao educando um caráter autônomo, esse trabalho propõe a construção coletiva de um livro infantil agregando todas as áreas de conhecimento ao processo, propiciando oportunidades de aprendizagem através de experimentações significativas e intencionais. Essas reflexões possuem uma abordagem embasada nas teorias freirianas sobre uma educação transformadora e libertadora, e neste artigo abordaremos sobre essa prática aplicada na formação de leitores e escritores de forma que essas ações colaborem com a alfabetização dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The educational process does not happen only at school, and students have valuable experiences that can compose their learning, as long as the teacher uses two pedagogical practices, movements that this prior knowledge is addressed, and that the peers establish a sensitive listening to what the other has to say, and so, these themes are interconnected to scientific knowledge, so that they collaborate with the student's performance in their social life in order to transform it. Such approaches are based on Freirian theories about a transformative and liberating education, and in this article we will address this practice applied in the training of readers and writers so that this movement collaborates with the literacy of these students.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducação transformadorapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePequenos Escritores : uma proposta de intervenção pedagógica para estimular o gosto pela leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCariacicapt_BR
ifes.campusCampus_Cariacicapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4473678459493690pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4473678459493690pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para Professores
dc.contributor.memberBarros, Fabrisa Leite
dc.contributor.memberCaprini, Aldieris Braz Amorim
dc.contributor.memberAlves, Luciene Torezani
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7365705316481729pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9573014603862983pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-0431-4691pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-2421-2334pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record