Pequenos Escritores : uma proposta de intervenção pedagógica para estimular o gosto pela leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental
tcc
RESUMO: Este artigo aborda reflexões sobre o processo de consolidação da alfabetização através de uma proposta de intervenção pedagógica para uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I e que pode ser aplicada em qualquer turma do Ensino Fundamental com as devidas adaptações. Tal intervenção pedagógica foi planejada a partir das experiências vividas concretamente no cotidiano da sala de aula, a percepção dos déficits de aprendizagem na consolidação da alfabetização que a maioria dos estudantes das escolas da rede pública de ensino acumulam em seus percursos e o entendimento de certas fragilidades expostas em metodologias de ensino que não proporcionam ao estudante autonomia e protagonismo em seus processos de ensino-aprendizagem. Visando atribuir ao educando um caráter autônomo, esse trabalho propõe a construção coletiva de um livro infantil agregando todas as áreas de conhecimento ao processo, propiciando oportunidades de aprendizagem através de experimentações significativas e intencionais. Essas reflexões possuem uma abordagem embasada nas teorias freirianas sobre uma educação transformadora e libertadora, e neste artigo abordaremos sobre essa prática aplicada na formação de leitores e escritores de forma que essas ações colaborem com a alfabetização dos alunos.
ABSTRACT: The educational process does not happen only at school, and students have valuable experiences that can compose their learning, as long as the teacher uses two pedagogical practices, movements that this prior knowledge is addressed, and that the peers establish a sensitive listening to what the other has to say, and so, these themes are interconnected to scientific knowledge, so that they collaborate with the student's performance in their social life in order to transform it. Such approaches are based on Freirian theories about a transformative and liberating education, and in this article we will address this practice applied in the training of readers and writers so that this movement collaborates with the literacy of these students.
Redes Sociais