Análise cinemática e aplicação do método Q-slope em maciço rochoso marginal à rodovia ES-482
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A estabilidade de taludes rochosos é um ramo da geotecnia abordado em obras de engenharia, tanto em mineração como em obras civis. Nessa última, como em obras relacionadas a taludes de corte em rodovias, movimentações de massa podem causar grandes perdas materiais e, nos piores casos, de vidas humanas. Visto a importância da estabilidade de taludes em rodovias, estudos geotécnicos são conduzidos de forma a investigar os riscos de ruptura e a necessidade de medidas de contenção. Neste trabalho aplicou-se um método desenvolvido recentemente para avaliação da estabilidade – o Q-slope – em um talude rochoso marginal a rodovia ES-482, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Esse é um método empírico que ao contrário dos métodos analíticos, onde determina-se um fator de segurança para o talude, entrega como resultado um ângulo para o qual o talude não precise de suporte. Taludes com esses ângulos são a grande demanda, devido ao fato de, na maioria dos casos, serem mais viáveis economicamente do que taludes mais íngremes mas que precisem de medidas de contenção. Para a aplicação do método, foi necessário a caracterização geotécnica do talude, fazendo o levantamento de todos os parâmetros necessários, com enfoque no mapeamento de descontinuidades e posterior análise cinemática. Concluiu-se que o ângulo para o qual o talude não precise de suporte é de até 53º, com probabilidade de falha de 1%. Comparado com seu ângulo atual de 70º, esse resultado sugere uma suavização do talude em pelo menos 17º. As observações realizadas em campo justificam esse resultado, visto que foram verificados escorregamentos recentes e a presença de blocos soltos.
Rock slope stability is a branch of geotechnics addressed in engineering works, both in mining and civil construction. In the latter, as in works related to cut slopes on highways, mass movements can cause great material losses and, in the worst cases, human lives. Given the importance of slope stability on highways, geotechnical studies are conducted in order to investigate the risks of failure and the need for containment measures. In this work, a recently developed method for evaluating stability – the Q-slope – was applied on a rocky slope along the ES-482 highway, in Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. This is an empirical method that, unlike analytical methods, where a safety factor for the slope is determined, results in an angle for which the slope does not need support. Slopes with these angles are in great demand, due to the fact that, in most cases, they are more economically viable than steeper slopes that require containment measures. For the application of the method, the geotechnical characterization of the slope was necessary, surveying all the necessary parameters, focusing on the mapping of discontinuities and subsequent kinematic analysis. It was concluded that the angle for which the slope does not need support is up to 53º, with a failure probability of 1%. Compared to its current angle of 70º, this result suggests a slope smoothing of at least 17º. The observations carried out in the field justify this result, since recent landslides and the presence of loose blocks were verified.
- Engenharias641
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